Em direcção a Arcos de Valdevez, a entrada foi pela Porta do Mezio até ao Baloiço do Mezio e à Porta do Sol, visitamos os espigueiros do Soajo e descemos ao Poço Negro, passamos pela primeira Central Hidroeléctrica do país e terminamos no Castelo de Lindoso com vistas para o Rio Lima e uma eira com 50 espigueiros dos séculos XVII e XVIII!
O Parque Nacional da Peneda Gerês – PNPG é composto por 5 concelhos e assim sendo por 5 Portas para aqui entrar! Arcos de Valdevez – Porta de Mezio; Ponte da Barca – Porta do Lindoso; Terras de Bouro – Porta de São João do Campo; Melgaço – Porta de Lamas de Mouro e Montalegre – Porta de Montalegre.
MEZIO – Baloiço do Mezio e Porta do Sol:

A entrada foi em grande pela Porta do Mezio e apesar de estarmos em pleno Verão, o São Pedro decidiu que este dia seria de um nevoeiro denso acompanhado de alguma chuva que daria algum misticismo à serra mas sem qualquer hipótese de ver a paisagem mais além… Em direcção ao Baloiço do Mezio, em Cabana Maior, começamos a avistar as vacas cachenas que descansavam tranquilamente no seu pasto sem tão pouco se importarem com a presença do ser humano e dos seus veículos ruidosos… Estacionamos o carro e entretanto no meio do nevoeiro ouve-se um relincho cada vez mais perto e cada vez mais intenso, um cavalo garrano em plena liberdade e muito “falador” e passados uns segundos chegavam os “amigos”, pelo menos mais 5, sendo o último branco! Só faltou o Dom Sebastião… 😀
Subimos ao baloiço e baloiçamos um bocado, já que nos foi impossível, devido à meteorologia, contemplar a paisagem de 360º sobre o PNPG… É uma estrutura muito bem conseguida, com mais de 7 metros de altura, posicionada num local privilegiado e rodeado de natureza e animais maravilhosos. Foi sem dúvida um dos baloiços mais bonitos e bem feitos que visitei até hoje… e já foram alguns!!

Mais à frente, já na estrada, fomos à descoberta da Porta do Sol. Um lugar lindíssimo bem no meio da Natureza, mas mais uma vez… sem conseguir contemplar o horizonte!
O Baloiço do Mezio e a Porta do Sol ficam relativamente perto e apesar de termos ido de carro, faz-se bem a pé, senão terá que estacionar na berma da estrada.
SOAJO – Espigueiros do Soajo e Poço Negro:

A pouco mais de 8 km do Mezio, visitamos os Espigueiros do Soajo, uma eira comunitária de 24 espigueiros feitos em pedra dispostos num afloramento granítico.

Por aqui existem vários trilhos que podem ser feitos e no meu itinerário tinha uma pequena caminhada até à Ponte da Ladeira, uma ponte romana numa rota linear com cerca de 1 km pelo “Caminho da Ladeira” que não fizemos por falta de tempo, mas de certeza que vale a pena o passeio!

Descendo a rua paralela aos espigueiros, a cerca de 1 km, fica o Poço Negro e apesar do nevoeiro e do tempo menos quente, descemos até lá e o local estava cheio de pessoas. A descida ao Poço Negro é toda feita em escadas que começam na berma da estrada e o lugar é bonito, no entanto, demasiado lotado para poder apreciar a sua beleza …
LINDOSO – Castelo e Espigueiros do Lindoso:

Já bem perto do país vizinho, fomos visitar este enorme aglomerado de espigueiros, os Espigueiros do Lindoso! Não os contei, mas dizem que são 50, datam dos séculos XVII e XVIII e são de pedra.

Estacionamos à beira do Castelo de Lindoso e apesar de estar fechado dá para percorrer as suas muralhas e apreciar a sua construção da Idade Média! Do Castelo conseguimos ter também uma imagem maravilhosa do Rio Lima e é sem dúvida um belo miradouro para a eira de espigueiros.

Lindoso já pertence ao concelho de Ponte da Barca, mas mesmo assim fica bem perto do Soajo e merece uma visita! E apesar de termos feito a viagem por outro caminho, se fossemos em frente após descer ao Poço Negro teríamos passado pelo Miradouro do Lindoso e pela Barragem do Alto-Lindoso… No entanto, pelo caminho que fizemos a paisagem foi sempre fantástica e sempre com surpresas, incluindo a primeira Central Hidroeléctrica do país em Paradamonte construída no inicio do século XX classificada pela Unesco como reserva da biosfera desde 2009!

Mesmo com nevoeiro, alguma chuva e poucas horas para explorar, o passeio foi maravilhoso e um dia inteiro é bem preciso para fazer este percurso com calma e nós fizemos basicamente numa tarde, mas algumas coisas ficaram por fazer. Durante as viagens de carro convém sempre ir com cuidado, pois aparece sempre um animal ou outro a passear as estradas do Gerês… vacas, cavalos e uma porca gigante foram os animais que nos apareceram pela frente! 😀

Fomos dormir a Arcos de Valdevez, num lugar super tranquilo e dar um belo mergulho na piscina porque o sol apareceu no fim da tarde e ao outro dia, a manhã foi dedicada a Ponte da Barca e a tarde a Ponte de Lima antes do regresso a casa! Duas vilas de uma beleza enorme e com muitas coisas para ver e fazer!
Para mais vídeos, fotos e dicas siga o meu Facebook e Instagram!
Até já!! 😉
Um pensamento sobre “MEZIO, SOAJO E LINDOSO: um dia em harmonia com a natureza e as tradições do GERÊS!”