Senhora do Salto – Trilho de Alvre

Parque Natural da Nossa Senhora do Salto

Em terras do Vale do Sousa, a poucos quilómetros da cidade do Porto, e fazendo parte da Rota do Românico, fica a conhecida Sra. do Salto, situada em Aguiar de Sousa, Concelho de Paredes, Distrito do Porto.

A Sra. do Salto é palco de uma lenda, em que um dia um cavaleiro a fugir do demónio (em forma de lebre…), saltou de um penhasco e apercebendo-se do abismo daquele sítio evoca Nossa Senhora e esta aparece-lhe e diz-lhe que salte sem medo… Então o cavaleiro e o seu animal atiraram-se do precipício e aterraram numa pedra, sem ferimentos ou danos, e nela ficaram cravadas cinco covas visíveis, supostamente, as marcas das patas e do focinho do cavalo!! Sãos e salvos, o cavaleiro mandou construir a Capela da Senhora do Salto em forma de agradecimento!!

É fácil de aqui chegar, o acesso é feito por estrada e antes de uma descida apertada e acentuada, existe um parque em terra, onde é possível estacionar. Depois é só descer a pé, atravessar uma ponte e daqui já vemos: a capela, o pequeno parque de merendas, o início do trilho e a Natureza a impor-se!!

A pequena capela fica bem no topo e para lá chegar é só subir as escadas!!

Do lado direito da capela, onde está o parque das merendas podemos apreciar o Rio Sousa entre grandes penhascos, e segundo a lenda, de onde o cavaleiro saltou!!

Do lado esquerdo da capela, existe um pequeno trilho, o Trilho de Alvre, com cerca de 3,5km e supostamente em círculo.

E com o lanche na mochila e bastante água, começamos o trilho que inicialmente não tem muito que enganar e o Rio Sousa faz-nos companhia, mas ao chegarmos a uma pequena ponte em cimento, depois de cerca de 1,5km, ficamos um bocado desorientadas, porque ou voltávamos para trás, ou atravessávamos a pequena ponte e seguíamos em frente… e foi o que fizemos… atravessamos e seguimos em frente (do lado direito da ponte) por um trilho que sobe durante alguns metros e depois descemos para o lado direito (onde se vê uma roulotte com algumas tendas e toldes) e fomos por um pequeno caminho que nos leva a uma parte do rio onde podíamos atravessá-lo através de um “caminho de pedras” e por aí parámos e lanchamos!! 🙂

Um sítio bem bonito, com bastante sombra e a frescura do rio!! Depois seguimos em frente, andamos e subimos bastante… estávamos a cada passo mais longe do rio… então decidimos cortar caminho e descer novamente em direção ao rio e fomos sair mesmo em frente da pequena ponte de cimento… Ou seja, depois do lanche o mais acertado teria sido regressarmos pelo mesmo caminho, porque aquele bocado em que nos afastamos do rio era desnecessário!! E mais vale o trilho ser linear e sempre à beira rio, do que em círculo pelo meio do nada…

Quando chegamos novamente ao pé do parque de merendas, fomos explorar este lado, onde a água corre por pequenas cascatas e por entre rochas gigantes e escarpadas, onde se localiza a famosa “Boca do Inferno” e tem um mini passadiço que nos permite observar tal beleza!!

Deste lado, olhamos para o topo do penhasco e realmente pensamos que seria impossível alguém atirar-se lá de cima, e em cima de um cavalo e conseguir sobreviver… só mesmo um milagre!!

A Sr.ª do Salto é também bastante procurada pelos amantes de escaladas, rappel, BTT e claro pedestrianismo!!

Terminamos o passeio subindo à pequena Capela da Nossa Senhora do Salto para agradecer a beleza e a tranquilidade daquele sítio!!

É sem dúvida um local a conhecer, ideal para ir sozinho, com amigos ou em família!! Levar um lanche, fazer um piquenique e sentir a Natureza!! E apesar do tempo estar mais fresco e os dias serem mais curtos, somos um país com dias bem agradáveis e solarengos e com as cores do Outono a paisagem transforma-se ficando igualmente bela!!

Em breve, no próximo artigo vou escrever sobre a minha segunda visita à Cidade das Luzes, fomos um grupo de amigas pois uma delas é artista plástica e teve uma obra exposta numa exposição realizada no Louvre, e claro, mais uma vez organizei a viagem para 4!! 😉 E mais uma vez, correu tudo muito bem e o feedback foi bastante positivo!! 🙂

Siga o meu Instagram e Facebook!

Até já!! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.