Quinta da Aveleda, um lugar encantado!

E mais uma vez fui à descoberta, na minha estação do ano favorita para passear e viajar, em que o Outono assoberba de magia e encanto estes lugares com cores quentes e vibrantes acompanhadas de um céu azul onde o sol nos aquece a alma!

Casa do Guarda – Quinta da Aveleda

A Quinta da Aveleda está localizada na cidade de Penafiel, a poucos quilómetros do Porto! Penafiel tem vindo a ser cada vez mais falada e reconhecida pelos seus lugares encantados e pela sua história que já conta com séculos! E esta quinta está posicionada no coração da Região dos Vinhos Verdes e os seus jardins românticos são maravilhosos para passear e fazer uma viagem ao passado! E apesar de passar pelos seus portões , anos e anos a fio, desconhecia ainda o interior deste recanto bem perto de casa!

Residência Familiar – Quinta da Aveleda

Durante todo o ano a Quinta tem uma alargada agenda de eventos, visitas e actividades para o público em geral, basta pesquisar o site na secção de enoturismo.

A visita guiada durou cerca de 45 minutos e apesar de ter apreciado imenso a experiência, gostaria sem dúvida de ter tido mais tempo para explorar e comtemplar melhor todo aquele espaço! No ano passado fiz uma visita à Quinta de Curvos, pela qual me apaixonei e pude passear pelos seus recantos com toda a calma e tranquilidade e também fui super bem recebida e com as dicas que me foram dadas visitei todos os cantinhos mágicos! E a visita foi gratuita!

Lago das 3 Ilhas e Janela Manuelina Quinta da Aveleda

A visita começa e acaba na Loja da Quinta da Aveleda, que fica bem na entrada! A menina que nos guiou foi muito simpática e descontraída o que proporcionou uma visita bem agradável! E em cada lugar que parámos um pouco da história era revelada!

Quinta da Aveleda

Na pequena caminhada pelos seus jardins, eis alguns dos lugares que fazem parte da visita guiada: a Eira; a Casa do Guarda; a Torre das Cabras ( com residentes anãs… tão lindas!!); a “Casa do Amor” (onde os noivos recém casados passavam a lua de mel); o lago das três ilhas com a Janela Manuelina (Monumento Nacional) e a Casa de Chá; as fontes de Nossa Senhora da Vandoma e das Quatro Estações (onde se celebravam os casamentos); as vinhas; a Residência Familiar; a Adega Velha com capacidade para 300 pipas e a Cozinha Velha!

Eira – Quinta da Aveleda

Dos edifícios, os únicos onde se pode entrar são: a Adega Velha onde percorremos de uma ponta à outra com um “cheirinho” a aguardente intenso sempre presente e a Cozinha Velha que sem querer, já a visita tinha acabado e ao irmos em direcção aos carros para ir embora, percebemos que estava aberta e então fomos espreitar… acende-mos a luz porque já estava escuro e demos uma volta pela cozinha que é uma relíquia!

Adega Velha – Quinta da Aveleda

É sem dúvida, um lugar repleto de encanto e apesar de os seus jardins estarem muito bem tratados, acho que as “casinhas”, como a Casa do Guarda e a Casa de Chá mereciam um pouco mais de cuidado e amor porque estão um bocado degradadas e dão imensa vida e beleza a este lugar maravilhoso! Seja como for, tenho a certeza que miúdos e graúdos vão adorar conhecer a quinta e os seus encantos!

Pormenores… – Quinta da Aveleda

Para mais fotos e vídeos deste lugar encantado e de tantos outros, siga-me no Facebook e no Instagram, incluindo os destaques!

Até já! 😉

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.