Um passeio pela Foz do Douro!

A Foz no Porto é uma zona residencial que desde sempre foi considerada uma das zonas mais caras e privilegiadas do Porto! O mar faz-lhe companhia e é uma delícia passear por aqui! Seja no verão ou no inverno, o importante é estar sol para aproveitar ao máximo esta caminhada! E por todos estes motivos vou deixar aqui alguns pontos de passagem bem interessantes! Por isso calce as sapatilhas porque ainda são meia dúzia, talvez um pouco mais, de quilómetros para caminhar!

Castelo do Queijo:

O Forte de São Francisco Xavier, mais conhecido pelo Castelo do Queijo, foi construído em 1661 como fortaleza de defesa marítima! Durante o Cerco do Porto foi ocupado pelos miguelistas, ficou abandonado por muitos anos, serviu de quartel do Destacamento nº1 da Brigada Naval do Porto e em 1975 foi entregue à Associação dos Comandos da Zona Norte!

O Castelo do queijo pode ser visitado pela simbólica quantia de €0,50 e apesar de ser um pequeno forte desconsiderado por muitos ao longo dos séculos, merece uma visita e as vistas para o Oceano Atlântico são fantásticas!

Curiosidade:

O Forte de São Francisco Xavier é conhecido por Castelo do Queijo porque foi construído num local denominado de Pedra do Queijo, que tinha um formato muito parecido a um queijo redondo!

Passadiço de Praias e Passadiço das Ondas:

Passadiço das Ondas

A caminhada começa bem depois de sair do Forte, na Praia do Castelo do Queijo! De um lado a praia e o mar e do outro o Jardim da Avenida de Montevideu com a Fonte do Castelo do Queijo!

Este pequeno passadiço, o Passadiço das Ondas, leva-nos pelas rochas em direcção ao mar e é um excelente lugar para respirar a maresia do Atlântico ou apenas para ouvir o oceano e comtemplar a sua imensidão!

Praia e Jardim do Homem do Leme:

Esta praia faz-me sempre faz-me sempre lembrar uma das minhas músicas favoritas dos Xutos e é sem dúvida um lugar a conhecer!

  • Miradouro da Praia do Homem do Leme: Logo no inicio do jardim, um pequeno miradouro quase que escondido, com alguns degraus e bancos para sentar!
  • Estátua “O Homem do Leme”: A meio do jardim, uma estátua de bronze da autoria de Américo Gomes (1934) em homenagem aos pescadores representados por um homem que agarra um leme.

Porto (Molhe) de Carreiros:

Porto / Molhe de Carreiros

Já na Praia do Molhe, um quebra-mar, outrora um pequeno abrigo que apoiava o desembarque de pessoas e mercadorias quando os barcos não conseguiam entrar na barra do Douro e hoje em dia um lugar, para mim, de uma paz e beleza simples, mas titânico! Vale muito a pena uma caminhada até ao fim do molhe, se o mar permitir, e contemplar a imensidão da paisagem!

Pérgola da Foz:

Pérgola da Foz

O propósito desta construção foi embelezar a Avenida Brasil por volta de 1930 e é uma das imagens mais associadas à Foz do Douro, composta por balaustradas, escadarias, rampas e varandins e acompanhada de um jardim! Foi requalificada este ano e por isso encontra-se num estado excelente e dá muito charme ao local!

A caminhada continua e vamos encontrando mais pequenas praias e jardins que fazem parte deste percurso e também bares, esplanadas e restaurantes:

  • A Praia de Gondarém
  • A Praia e o Jardim dos Ingleses com um busto dedicado ao nosso poeta, Luís de Camões
  • A Praia do Ourigo e a Praia do Carneiro

Farolim de Felgueiras:

Farolim de Felgueiras & Escultura “Sonho da Humanidade”

Também conhecido por Farol de Felgueiras, Farolim do Molhe de Felgueiras ou Farolim Cabeça de Molhe, a construção do molhe iniciou-se em 1790 e a construção do farolim em 1886! Bem ao lado do Farolim de Felgueiras está o Farolim da Barra do Douro, uma bela caminhada pelo mar dentro! E ainda conseguimos visualizar o Farol do Pontão! É obvio que é preciso ter muita atenção à meteorologia e ao estado do mar para que seja seguro por aqui caminhar! Por isso em dias de sol e águas calmas, estes lugares são maravilhosos para apreciar um fantástico sunset onde o mar e o sol nos presenteiam com este fenómeno da Natureza!

Antes da caminhada pelo molhe está a escultura “Sonho da Humanidade” com vários detalhes esculpidos, uma homenagem a Ferreira de Castro do artista José Rodrigues.

Jardim do Passeio Alegre:

Jardim do Passeio Alegre

O espaço verde é um jardim romântico rodeado por árvores, bancos, pequenos lagos, uma Alameda de Palmeiras das Canárias e é composto por vários elementos que merecem uma descontraída caminhada!

  • O “Chalé Suíço” de 1874, outrora local de tertúlias literárias com a presença de nomes como: Camilo Castelo Branco; Ramalho Ortigão; Alberto Pimentel; Arnaldo Gama entre outros! É agora um café aberto ao público!
  • Dois Obeliscos de Nasoni
  • Um chafariz em granito vindo do Convento de São Francisco
  • Um coreto de 1902
  • Um mini-golfe
  • E uma das coisas mais bonitas e até pode parecer estranho mas aconselho a visitar, são as casas de banho públicas e gratuitas, construídas em 1910 decoradas com azulejos Arte Nova e louças inglesas!
E assim, fica aqui mais um passeio com imensos locais a visitar, uma bela caminhada à beira mar e nada melhor do que assistir a um pôr-do-sol em que a linha do horizonte é o infinito do Oceano Atlântico!

E para mais uma bela caminhada pela cidade, deixo aqui um Roteiro do Porto e Gaia para um dia inteiro! 🙂

Para mais fotos, vídeos e mais dicas siga-me no Instagram e Facebook!

Até já! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.