Entre Bruxelas e Roterdão, decidi fazer uma paragem de algumas horas em Antuérpia, para conhecer a cidade dos diamantes e a Estação de Comboio considerada por muitos, como a mais bela do mundo!! Senti que é mais uma cidade holandesa do que belga…
Saí de Bruxelas de manhã e fui em direcção a Antuérpia!! Cheguei à estação e por lá fiquei algum tempo a admirar aquela obra e felizmente tinha pouco movimento e deu para circular e fotografar à vontade!! Aproveitei e deixei a mochila num cacifo (locker) na estação, tem vários e são seguros. É só encontrar um que esteja vazio, deixar a bagagem, fechar a porta e tirar o bilhete com um código de barras que depois serve para pagar e abrir o cacifo!! Muito fácil e ideal para quem só lá vai umas horas, que foi o meu caso!! Porque se os lockers não existissem, o mais certo era conhecer a estação e seguir caminho para a Holanda!! Assim pude passear um pouco por esta cidade que desde sempre me despertou curiosidade!! O bilhete de comboio Bruxelas – Antuérpia custou €7,70 e a viagem durou 51 minutos!! 🙂
A cidade é conhecida pelo seu comércio de diamantes e também por ter um dos portos marítimos maiores do mundo!!
Meir’straat / Paleis op de Meir / Rubenshuis:
Saí da estação e fui caminhando em direcção a Meir, e não tem nada que enganar, é caminhar em frente e seguir a multidão porque é uma rua cheia de comércio e as pessoas parecem caminhar todas para a mesma direcção!! 🙂
Meir, é a principal rua de Antuérpia para fazer compras, as marcas mais conhecidas estão aqui presentes, cheguei a entrar na Lush e na Zara para apreciar e gozar um pouco do ar condicionado, porque o calor em Agosto foi demais!! 🙂 E para além das lojas de moda, tem também restaurantes e comércio variado!!
Na Meir’straat fica o Paleis op de Meir, o Palácio Real que chegou a ser residência para Napoleão!
Rubenshuis fica a poucos passos do Palácio, e era a casa de Peter Paul Rubens, o famoso pintor de arte barroca dos séculos XVI e XVII e pode ser visitada. Vai ficar a conhecer a casa onde o artista viveu, o estúdio onde trabalhava, os jardins e claro as suas obras incluindo uma das mais famosas “Adão e Eva”!!
Catedral Nossa Senhora de Antuérpia / Groenplaats:
A igreja começou a ser construída em 1352 e a sua construção ficou pronta passados 169 anos, católica-romana e com uma torre de 123 metros, aqui pode encontrar algumas obras de Rubens!
A poucos metros da Catedral fica Groenplaats, uma praça com uma estátua de Rubens, lojas de souvenirs, restaurantes, cafés, chocolatarias, artistas de rua, enfim…cheia de charme e acolhedora, onde costumam também decorrer feiras e mercados de Natal!!
Grote Markt / Estátua de Brabo / Het Steen:
Situada no centro da cidade, esta praça é livre de trânsito, com cafés e restaurantes e edifícios com uma arquitectura antiga e nostálgica!! Aqui também fica a Câmara e a estátua do famoso lendário Brabo!
“Brabo”, diz a lenda que no rio Escalda havia um gigante, Druon Antígono, que exigia um pagamento a quem navegasse no rio, e se não pagassem, o gigante como castigo cortava-lhes a mão… então um dia, Sílvio Brabo, um soldado romano recusou pagar e os dois envolveram-se numa luta e Brabo derrotou o gigante, cortou-lhe a mão atirou-a para o rio e daqui surgiu o nome da cidade Antwerpen; Ant (mão) e Werpen (atirar)!! 🙂
Het Steen, A Pedra, é o edifício mais antigo da cidade, um pequeno castelo à beira rio que já foi uma prisão e hoje em dia é o Museu Nacional Marítimo.
Dicas:
- O centro e arredores da cidade faz-se bem a pé, mas alugar uma bicicleta será, sem dúvida, uma excelente ideia!! Não é a “loucura” de Amesterdão, que em dois dias nesta cidade holandesa vi dois acidentes só com bicicletas envolvidas…
- Se não usarem mapa, têm sempre um ponto para se guiarem que é a torre da catedral, que é muito alta e basicamente se vê de todo o lado!!
- Em vez de dedicarem só 3 ou 4 horas como eu fiz… passem lá o dobro desse tempo, no mínimo, para conseguirem ver o que eu não vi e ficou “um sabor amargo” por não ter concretizado tudo o que tinha no roteiro!!!
Gostei muito de Antuérpia e infelizmente a cidade estava toda em obras e por isso muitos edifícios tapados e outros fechados… O que também é bom porque é sinal que cuidam da cidade!!
O que não vou perder, se voltar a Antuérpia:
- MAS, o Museu Ann de Stroom, fica num edifício de 10 andares com exposições, muito futurista! O melhor mesmo deste prédio é subir ao último andar pelas escadas rolantes, e apreciar do terraço as vistas de 360º da cidade, e melhor ainda, é gratuito!!! 🙂
- Sint-Pauluskerk, a igreja de São Paulo, fica a 800 metros do MAS e merece uma visita, tem obras de vários artistas, incluindo de Rubens e tem um jardim fantástico com mais de 60 estátuas de tamanho real, simbolizando o Calvário!! A entrada é grátis!!
- Havenhuis (Port House), é uma construção que abrange um edifício antigo de 1922 e por cima deste um edifício recente que se assemelha ao casco de um barco à vela, revestido de diamante!! Eu vi ao longe e realmente o topo do prédio parece um diamante gigante!!
- St. Anna’s Tunnel, é um túnel pedestre dos anos 30 que atravessa o rio Escalda com umas escadas rolantes de madeira da época!! Também podem circular bicicletas!!
E foi assim Antuérpia, uma cidade cheia de charme e lendas, que realmente merece um dia de dedicação a descobrir todos os seus encantos!! 🙂 Voltei à Antwerpen Centraal ao início da tarde e fui de comboio em direcção à Holanda!!
No próximo artigo vou escrever sobre a minha passagem por Roterdão!! 🙂
Em breve estarei por está cidade . As suas vivências agradaram me muito pelo que vou mais confiante. Obrigada
GostarLiked by 1 person
Olá Luisa!!
Achei Antuérpia uma cidade encantadora, segura e fácil de percorrer!! Só tive pena por estar muita coisa em obras e por isso muitas fachadas de prédios e atracções tapadas, mas como foi em Agosto do ano passado, certamente que tudo vai estar bem melhor quando lá for!!
Divirta-se e boas viagens!! 🙂
GostarGostar