Roteiro: São Miguel, Açores II

Parte II

4º Dia:

Farol do Arnel; Miradouro da Ponta do Sossego; Miradouro da Ponta da Madrugada; Miradouro do Pico Longo; Furnas; Poça da Dona Beija

Farol do Arnel:

O dia começou com o percurso mais longo desta viagem, rumo a Nordeste para visitar o Miradouro da Ponta do Arnel! Foram cerca de 60 km para apreciar um dos extremos da ilha!! Não fomos até ao farol e nem aconselho, pois a descida é muito acentuada e o espaço de manobra é quase nulo… No máximo e para os mais corajosos, a opção será mesmo ir a pé e mesmo assim deve ser uma decisão bem ponderada… Do miradouro conseguimos ter uma percepção e uma vista fantástica deste farol e da imensidão do mar!! O Farol do Arnel, foi o primeiro a ser instalado no arquipélago dos Açores em 1876!!

Miradouros: Ponta do Sossego & Ponta da Madrugada:

A distância que separa estes dois miradouros é pequena, e apesar de um ser maior que o outro, a beleza destes dois lugares é simplesmente encantadora!! Eu apaixonei-me por estes miradouros, uma explosão de cores, os jardins imaculados e repletos de flores, super bem cuidados, o contraste do azul do mar com estes dois miradouros mais parece uma tela colorida e os seus residentes são meigos e relaxados, pois aqui vivem vários gatos, que são alimentados e pelo aspecto muito bem tratados e estão esterilizados!! Por isso, para quem vai ao Nordeste, estas são duas paragens obrigatórias!! 😉

Miradouro do Pico Longo:

em direcção às Furnas, o destino era o Miradouro do Pico dos Bodes e como não chegamos até lá, fomos conhecer o Miradouro do Pico Longo!! Deste miradouro, no horizonte vemos uma imensidão de terra e mar, avistando alguns povoados!!

Furnas:

As Furnas foram visitadas várias vezes nesta viagem, têm vários pontos turísticos que merecem muitas horas de dedicação!! 🙂

Chegamos bem depois da hora do almoço e fomos encontrar um restaurante para almoçar!! O famoso Tony’s estava fora de questão, a fila de espera era longa e não fazia sentido esperar uma eternidade para ter uma refeição!! Mas não faltam restaurantes e com comida bem apetitosa, inclusive provamos o famoso Cozido das Furnas, mesmo sem reserva!!

Depois do almoço, aproveitamos e fomos conhecer a Igreja da Nossa Senhora da Alegria, que fica bem ali no centro e em seu redor tem um jardim muito tranquilo!!

Poça da Dona Beija:

O último destino do roteiro, ficava ali perto e para mimar o corpo, fomos até à Poça da Dona Beija!! Com cinco piscinas de águas termais com a temperatura da água a rondar os 39º e uma decoração bastante envolvente, diria até romântica… foi maravilhoso terminar este passeio de forma tão relaxante!!:)

Existem balneários, com chuveiros e casa de banho!

Dicas:

  • Se realmente decidirem descer ao Farol do Arnel, aconselho primeiro a visitar o miradouro e depois a decisão será mais fácil!! 🙂
  • Os Miradouros do Sossego e da Madrugada, estão no meu Top 5 de todos os lugares que visitei!! Existem mesas e bancos para piqueniques e WC!
  • Tal como “perdi” o Miradouro do Pico dos Bodes, encontrei muitos outros pelo caminho!! E igualmente belos!! No entanto existem aqueles que não podem mesmo falhar por serem únicos!! 🙂
  • As Furnas, vão ser palco de várias visitas e são realmente um sítio muito rico em pontos turísticos imperdíveis!! 😉
  • A Poça da Dona Beija em relação às outras piscinas termais, como no Terra Nostra ou na Caldeira Velha, tem o horário alargado até às 23h00 e dizem que o encanto deste sítio é bem maior à noite pela sua iluminação e se estiver a chover torna o ambiente ainda mais envolvente!! Fica a dica para os enamorados!! 😉

5º Dia:

Fábrica de Chás Gorreana; Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões; Miradouro Pico do Ferro; Parque Terra Nostra

Fábrica de Chás Gorreana:

Inicialmente acharam estranho eu ter incluído no roteiro, uma fábrica onde se produz chá… e depois no final adoraram a visita!! 🙂 A Fábrica de Chás Gorreana, não é apenas uma fábrica, diria mesmo que é um museu que nos mostra as várias fases do chá, desde a sua plantação até ao momento em que está na chávena pronto a ser bebido!!

Para além da entrada ser gratuita, esta é a única plantação de chás na Europa e existe desde 1883!! Entramos e fizemos uma visita livre e no final do percurso podemos provar os seus chás gratuitamente!! E para além disso, estão lá umas meninas a vender queijadas para fins solidários, tomamos um cházinho e comemos uma queijada de leite bem saborosa!! Depois de tomar o chá, passamos pela loja que vende chás, postais, doces e muito mais, e aproveitei e comprei as lembranças aqui mesmo, chá para toda a gente e postais para mim!! 🙂

No final da visita, podemos também visitar as plantações que ficam do lado de fora e têm trilhos próprios para caminhar no meio delas!!

Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões:

Em direcção à freguesia da Achada no Nordeste, fomos conhecer mais um lugar imperdível, a Ribeira dos Caldeirões parece ficar no meio do nada e depois surpreende pela sua beleza!! Um espaço, para não variar em São Miguel, muito bem cuidado, com cinco moinhos de água, muita vegetação, espaços bem organizados e duas cascatas maravilhosas!! Para além de parque de estacionamento e Wc existe ainda uma loja de souvenirs e a entrada é gratuita!! Tudo pontos positivos!!

Miradouro Pico do Ferro:

Mais uma vez e em direcção às Furnas, fizemos um ligeiro desvio e fomos observar a Lagoa da Furnas deste miradouro!! E apesar do céu (muito rapidamente) ter ficado carregado de nuvens e de um nevoeiro “molhado” ainda conseguimos ter uma ligeira visão da lagoa, mas nada melhor do que um bom dia de sol para apreciar a paisagem do Pico de Ferro!!

Parque Terra Nostra:

Depois de almoçarmos pelas Furnas, fomos passar o resto da tarde ao Terra Nostra! E é muita a beleza num só sítio e vale bem o dinheiro que se paga para lá entrar!! Com mais de 200 anos este parque para além da famosa piscina “gigante” de águas férreas termais com uma temperatura a rondar os 40º, oferece também jardins paradisíacos com plantas, árvores e flores de todo o mundo… lagos, riachos, vida animal, estátuas, trilhos, lugares para relaxar… são tantas as coisas e os lugares para apreciar e deslumbrar que recomendo passar lá um dia inteiro!!

Dicas:

  • Visitar a Fábrica de Chás Gorreana, por ser uma experiência bastante interessante e quem sabe comprar as “prendinhas” por aqui!! No aeroporto as caixinhas de chá ficavam quase ao dobro do preço!!
  • O Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, para além de ser gratuito, é muito bonito e as duas cascatas são maravilhosas!! 🙂
  • Apesar do nevoeiro, o Miradouro Pico do Ferro, é um local muito verde, bonito e tranquilo que dá uma visão bem alargada da lagoa e arredores!!
  • No Terra Nostra ao comprar a entrada, na bilheteira, oferecem um mapa que é fácil de entender e aconselho a guiarem-se por este para que não percam nada!! O parque é realmente deslumbrante e depois do passeio sabe bem banhar-se na piscina imensa de água “amarela”, que é muito rica em ferro e faz maravilhas ao corpo!! Para quem tem cabelo claro, o melhor é não molhá-lo pois vai ficar manchado e aconselho também a usarem um fato de banho, calção ou biquíni mais escuro e usado porque vai ficar com manchas e dizem que por mais que se lave, não sai!! 🙂 Eu levei um biquíni antigo azul escuro e molhei-me da cabeça aos pés e não notei grandes diferenças!! 😀 Só a lavar na água limpa é que se via o amarelo sempre a sair!! Tanto no corpo como no biquíni 😀

Para mais fotos e vídeos siga-me no Instagram e no Facebook!

Como foram vários dias de viagem e o roteiro é longo e dividi em 3 artigos, deixo aqui a Parte I a Parte III e o meu TOP 10 dos lugares imperdíveis em São Miguel!

Ate já!! 😉

5 pensamentos sobre “Roteiro: São Miguel, Açores II

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.