Moinhos de Jancido

Trilho: PR1 GDM – Linha de Midões e os Moinhos de Jancido

Moinhos de Jancido

Poucas horas após a sua inauguração oficial, fui percorrer este pequeno trilho em Jancido, Foz do Sousa, Gondomar! E mesmo sendo dia de festa, cruzei-me com dois dos “Rapazes de Jancido” que estavam a trabalhar e tive que meter conversa com eles para lhes agradecer e elogiar por todo o trabalho e dedicação a este lugar! Sim, porque é por mérito deles e ao seu amor pela terra e pela natureza que podemos disfrutar desta maravilha!

“Rapazes dos Moinhos”

Rapazes dos Moinhos

É um grupo de 5 amigos e 4 deles faziam parte da comissão de festas de Jancido e organizavam várias actividades para angariar dinheiro para a festa da aldeia como algumas caminhadas pela terra entre outras. Começaram então nas limpezas e aberturas de novos caminhos e por aqui descobriram as surpresas daquele sítio, camufladas pela Natureza, incluindo os moinhos! E desde 2016 que o trabalho voluntário destes amigos que, de um sábado por mês passaram a ir religiosamente todos os sábados. Ao desbravarem a vegetação, encontraram a cascata e os moinhos que a acompanham foram aparecendo e decidiram então dedicarem-se à sua reabilitação! O trabalho destes 5 senhores é realmente magnífico, o empenho e carinho entregues a este sítio é notável e já na descida, de regresso, cruzei-me com dois dos “Rapazes dos Moinhos” , o António Gonçalves e o Manuel Sousa, que estavam entretidos a trabalhar e ao chamar por eles, com a maior simpatia me cumprimentaram e estivemos cinco minutos à conversa. Agradeci-lhes e felicitei-os e é bem visível nestes dois senhores, o orgulho, a dedicação e o trabalho depositados neste projecto, porque eles não param e em breve haverá novidades! 😉

Trilho PR1 GDM – Linha de Midões e os Moinhos de Jancido

PR1 GDM – Linha de Midões e Moinhos de Jancido

É considerado um percurso pedestre de Pequena Rota Linear de tipologia natural, rural e histórica, com um nível de dificuldade classificado como fácil num total de 5,4 km. Tem como base a linha ferroviária de Midões que serviu as minas de carvão de Midões e as minas de antimónio e ouro de Montalto entre 1856-1927. Os pontos de maior interesse são: a Ponte das Longras; os 8 Moinhos de Jancido e a Cascata do Caiáguas, sem esquecer toda a Natureza que envolve este espaço rico em fauna e flora!

Para ir até lá, é muito fácil, pus no Google.Maps Unidade de Saúde Pública de Gondomar, Foz do Sousa e ao chegar, do lado do rio, mesmo à beira da ponte, existem vários sítios para estacionar. Após estacionar, é só atravessar a ponte, caminhar na estrada por poucos minutos e logo aparece uma placa de sinalização a indicar os moinhos. Ao que parece existem dois caminhos, e eu perguntei a um local e ele indicou-me o caminho mais perto para lá chegar! Ao ver a placa deixamos a estrada e percorremos por um caminho de terra batida e mais à frente um caminho de paralelos, a sinalização está sempre presente e não tem como enganar! Neste caminho de paralelos, duas opções aparecem: Ponte das Longras a 200m e Moinhos de Jancido a 500m e decidimos descer em direcção à Ponte das Longras e acho que foi, sem dúvida, a melhor opção!

Continuamos o percurso depois da Ponte das Longras e sem andar muito, porque realmente a rota é pequena, por um pequeno caminho de terra, fomos dar aos moinhos e os primeiros que vimos foram, para mim, a parte mais bonita do trilho! É claro que toda a paisagem envolvente à beira rio tem outro encanto e apesar de o percurso de água correr por todos os moinhos é aqui que se forma a Cascata do Caiáguas e ao olharmos para cima conseguimos ainda apreciar outros moinhos e o cenário fica perfeito! Aqui também existem dois baloiços, um que é um pneu pendurado numa árvore direccionado para o rio e outro um pouco desconfortável, mas com alguma destreza e pernas compridas, também dá para baloiçar…

Moinhos de Jancido

Para ver os restantes moinhos, vamos subindo de moinho em moinho por degraus bem rústicos, mas completamente enquadrados no contexto e é óbvio que aconselho a uma subida/descida com calma (tem sempre cordas a apoiar) e contemplar com tempo todas estas construções recuperadas pelos “Amigos de Jancido”!

Depois da subida pelas escadas podemos desfrutar a paisagem lá de cima, atravessamos o caminho de terra e continuamos a caminhada até aos próximos moinhos! Fomos até ao último e ali fizemos uma pequena pausa para “forrar o estômago”! Em vários locais do trilho existem mesas com bancos para relaxar ou fazer um lanche!

Moinhos de Jancido

Decidimos fazer o mesmo trilho no regresso, ou seja, voltamos a descer pelos moinhos em direcção ao rio e depois em direcção à Ponte das Longras! A paisagem vale a pena!

Em poucas horas o percurso é concretizado, felizmente fomos na hora do almoço e pouca gente por lá andava! Regressamos ao carro por volta das 16h00 e estavam a chegar imensos grupos de pessoas ao local… mais uma vez, a nossa hora, apesar de ser sábado, foi perfeita!! E provavelmente durante a semana deve ser bem mais tranquilo!

Gostei imenso deste percurso, é sem dúvida para repetir porque fica perto de casa e vai ter mais novidades no futuro e gostei muito de ter conhecido dois dos “Rapazes dos Moinhos” e espero que continuem a apostar neste projecto, que sejam felizes e tenham muito sucesso!

MUITO IMPORTANTE:

  • Na Natureza nada se tira, além de fotos!
  • Na Natureza nada se deixa, além de pegadas!
  • Na Natureza nada se leva, além de memórias!

Para mais fotos, vídeos e dicas siga-me nas redes sociais: Instagram e Facebook!

Até já! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.