Montanhas de Amor

“Isto é Lousã”

A Lousã é uma vila localizada no centro de Portugal, que pertence ao distrito de Coimbra, na província da Beira Litoral. A Serra da Lousã com 1205 metros de altitude, sendo o ponto mais alto em Trevim, conhecido por muitos pelo seu baloiço, alberga um numero bem considerável das Aldeias do Xisto, um projecto que tem vindo a desenvolver-se desde 2001. São 27 aldeias onde predomina o xisto e o quartzito distribuídas por 16 concelhos e 12 estão localizadas na Serra da Lousã!

Montanhas de Amor

No ano passado, pelo verão, fui conhecer algumas destas aldeias, mas fui de carro de aldeia em aldeia (leia aqui) e gostei imenso de tudo o que vi e conheci! Desta vez a aventura foi diferente, fui conhecer algumas destas maravilhas por trilhos palmilhados pela Natureza e que me fizerem ter uma perspectiva bem diferente do que realmente significa “Isto é Lousã”! As aldeias estão todas interligadas por diferentes trilhos que nos levam a todos os pontos mais interessantes e por caminhos realmente naturais que deixam as aldeias completamente camufladas por esta fantástica serra que nos presenteia com maravilhosas paisagens e cenários de encantar! Digamos que temos uma percepção mais natural e não tão turística!

Não vou sequer mencionar quais os PR que trilhamos porque são dezenas de quilómetros de trilhos pedestres que atravessam o concelho e as suas aldeias! E mais uma vez acompanhei a AnimaSports que conhece bem o terreno e nos guia pelos melhores trajectos e nos dá a conhecer o melhor do nosso Portugal!

Saímos do Porto de autocarro por volta das 7h00, respeitando todas as medidas que asseguram o cumprimento de requisitos para a prevenção e controlo da pandemia, a AnimaSports foi distinguida com o selo “Clean and Safe”, e a primeira paragem foi no centro da Vila para um cafezinho e para as primeiras fotos! De volta ao autocarro e de encontro ao ponto de partida do nosso trekking, a paragem foi na estrada nacional, no início do caminho para a primeira aldeia, Cerdeira!

Cerdeira:

Aldeias do Xisto: Cerdeira

Ora e quem conhece a Cerdeira sabe que para lá chegar tem que subir uma estrada estreita em asfalto com cerca de 1,5 Km… parece pouco, mas a subida é longa! Felizmente como era de manhã, a sombra fez-nos companhia e foi tranquilo! E entre fazê-la de carro ou a pé… acho que prefiro a segunda opção! 😀

Cerdeira

A Aldeia da Cerdeira, conhecida também como o projecto, “Cerdeira Village” e mais recentemente “Cerdeira – Home for Creativity”, é um refugio para artistas nacionais e internacionais em busca de inspiração com: ateliers; a Biblioteca; o Café da Videira; o Forno Comunitário; a Galeria e muitos recantos que encantam!

Candal:

Aldeias do Xisto: Candal

Depois de visitar tranquilamente o retiro dos artistas, a aventura pelo meio da serra começou e a natureza marcou a sua presença durante todo o trajecto até à Aldeia de Candal! É sem duvida uma perspectiva bem diferente entrar pelas “traseiras” das aldeias e não pela “porta principal”! Tem indubitavelmente outro encanto e a cada passo que damos em direcção à civilização, tudo acontece naturalmente sem conflito de contrastes e durante todos os trajectos que fazemos também podemos perceber que os trilhos pedestres que interligam as várias aldeias e locais são muitos! E de cada vez que nos afastamos e entramos nos percursos naturais da serra, todo aquele cenário de xisto fica completamente absorvido pela paisagem e torna-se tão discreto que parece fazer parte de todo aquele ambiente natural!

Candal

A Aldeia de Candal surpreendeu-me muito pela positiva e por aqui almoçamos e tivemos imenso tempo para deambular pelas suas ruelas e recantos repletos de surpresas e encantos! E ainda deu tempo para subir até à nova moldura em forma de coração e tirar fotografias fantásticas da aldeia!

Candal

De volta à natureza o destino foi a mais famosa e mais conhecida das 27 aldeias, rumamos a Talasnal! E como com a AnimaSports nada fica por conhecer, durante o percurso pouco depois de sairmos da aldeia, fomos ao encontro da Cascata de Candal, o trajecto para descer à cascata parece mais difícil do que realmente aparenta!! Não é fácil, mas com precaução e tranquilidade, vale a pena! 🙂

Talasnal:

Aldeias do Xisto: Talasnal

Mais à frente, outra etapa, menos difícil para mim mas mais difícil para outras pessoas, principalmente para quem tiver vertigens… uma levada de água que serpenteia pela serra e nos acompanha por algum tempo! A passagem é estreita e do outro lado, o vale é profundo e as proteções laterais nem sempre estão presentes… a levada de água canaliza a água da serra para a Central Hidroeléctrica que ainda se encontra em funcionamento e foi a primeira deste género a ser construída em Portugal no ano de 1927!

Talasnal

A última aldeia a ser visitada, foi Talasnal! Todas as aldeias têm uma identidade própria, qualidades e características particulares e Talasnal apesar de ser a mais direccionada para o turismo, é sem dúvida a que mais seduz! Os detalhes que abundam nas casas de xisto, nas ruas e mesmo nos estabelecimentos comerciais são únicos e muito bem conseguidos! Ainda que tenha visitado a aldeia no verão passado, deparei-me com coisas novas e diferentes e que voltaram a surpreender! E o conselho que sempre dou a quem visita as Aldeias do Xisto é, que deixem Talasnal para conhecer por último!

Complexo Natural da Nossa Senhora da Piedade e Castelo da Lousã:

Complexo Natural da Senhora da Piedade

Pés no caminho e novamente envolvidos na natureza, a hora do regresso aproximava-se e o último destino era o Castelo da Lousã, mas é obvio que outras surpresas nos esperavam!! O complexo natural e paisagístico da Nossa Senhora da Piedade, um Santuário Mariano encaixado num vale constituído por 4 capelas construídas em diferentes épocas, grutas e fontes e para acrescentar ainda mais beleza ao local, uma piscina fluvial com queda de água e no verão tem o tão procurado baloiço na água, o Baloiço do Burgo! O baloiço ainda não foi colocado, mas não é por isso que este lugar perde o encanto!

Castelo da Lousã

Por fim e já no final da tarde, subimos pelo pequeno passadiço até ao Castelo da Lousã, também referido como Castelo de Arouce e apesar de não o termos visitado, no ano passado estive lá e para além de a entrada ter sido gratuita, vale a pena subir às torres para apreciar a paisagem! O complexo da Nossa Senhora da Piedade merece também uma visita à noite, tanto no Castelo como na zona fluvial! Para além de o lugar estar quase deserto, a iluminação dá um toque romântico e misterioso! 🙂

E foi assim mais um dia fantástico, repleto de beleza natural, adrenalina, aventura, boa disposição, lugares novos e diferentes graças aos profissionais que nos acompanham e guiam por sítios onde jamais iriamos sozinhos!! Espreitem a agenda da AnimaSports sempre com novidades incluindo, em breve, o tão desejado percurso “Onde o morto matou o vivo” nas Montanhas Mágicas!!

A AnimaSports é uma empresa de Organização de Eventos, Desporto e Aventura, criada e gerida por dois professores de Educação Física direcionada para o Desporto de Aventura, Recreação e Lazer; organização de eventos e viagens! Está localizada em Lousada, no distrito do Porto. As suas actividades foram reconhecidas como Turismo da Natureza, autenticadas pelo Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade!

Deixo aqui os Percursos Pedestres indicados pelo Município da Lousã, alguns são considerados Nível Fácil e outros Nível Difícil. Na minha opinião, o melhor mesmo é IR com profissionais que sabem guiar-nos, assim conseguimos relaxar e aproveitar cada momento e não corremos o risco de nos perdermos pela serra! 😉
  • PR1 – Rota dos Moinhos / 6km
  • PR2 – Rota das Aldeias do Xisto / 6Km
  • PR3 – Rota da Levada / 7Km
  • PR4 – Rota das 4 Aldeias / 10Km
  • PR5 – Rota dos Serranos / 6,4Km
  • PR6 – Rota Baldios / 8Km
  • PR7 – À descoberta da Floresta / 4Km
Para mais fotos, vídeos e dicas siga-me no Facebook e Instagram!

Até já! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.