Buracas do Casmilo

A visita oficial foi até à cidade templária de Tomar! No entanto até lá chegarmos fizemos algumas paragens, a primeira foi no Baloiço Maria Gomes e de seguida viajamos até à Serra de Sicó para conhecermos o Vale das Buracas, mais concretamente, as Buracas do Casmilo!

As Buracas do Casmilo fazem parte do percurso PR2 CDN – Rota do Sicó com uma extensão de 23,5km, mas nós apenas visitamos as Buracas que tem um percurso linear, fácil, de 1,2km!

Com formas elípticas e circulares e com dimensões muito variáveis em que as mais pequenas medem cerca de 2 a 3 metros de largura e 1 a 2 metros de profundidade e as maiores podem atingir mais de 10 metros de diâmetro e 5 a 7 de profundidade distribuídas em ambas as escarpas do Canhão Fluviocársico do Vale das Buracas!

Apesar de haver algumas dúvidas na sua origem, os entendidos afirmam que, estas buracas são o que resta de uma ou várias salas de uma gruta existente no interior de um monte escavado pela erosão da água resultando no abatimento de uma parte, ficando visível as suas extremidades. O fenómeno geológico denomina-se de incasão! Outros consideram que se deve ao fenómeno de gelificação, ou seja, à fragmentação da rocha por acção do gelo!

Seja qual for o fenómeno, vale bem a pena fazer a caminhada e subir às Buracas do Casmilo! O percurso é curto e acompanhado da Natureza e apesar de ser feito por uma estrada de terra batida e algumas pessoas irem até lá de carro… acho que é errado e não custa nada deixar o carro na aldeia e caminhar pouco mais de 1 km… Tanto de um lado como do outro é possível subir e entrar nas buracas por pequenos trilhos! E certamente que tal como nós, vai encontrar muitos adeptos da escalada por lá!

Para deixar o carro antes da caminhada, é só por no GPS, Polidesportivo de Casmilo, que fica na Aldeia de Casmilo e aqui vai encontrar: um campo de futebol, espaço para estacionar, mesas e bancos para lanchar ou descansar e uma fonte para refrescar! O percurso tem poucas sombras, por isso aconselho a ir prevenido com: água, chapéu de sol e protector solar!!

O Baloiço Maria Gomes está localizado em São Lourenço do Bairro no coração de Anadia, para apreciar uma paisagem vitivinícola e ao seu lado está o Moinho da Eira que foi restaurado em Março de 2020! É um local privado mas é permitido o seu acesso desde que mantenha o local tal como está… ou seja, sem perturbar ou estragar! Para estacionar, terá que ser na berma da estrada, mas como é um lugar tranquilo, não haverá problema!

Depois de visitar Casmilo fomos até à Cidade dos Templários para conhecer, principalmente, o Convento de Cristo! Mas fica para o próximo artigo, que vou escrever em breve!

Para mais fotos, vídeos e dicas siga-me no Instagram e Facebook!

Até já! 😉

Um pensamento sobre “Buracas do Casmilo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.