Tomar – Cidade dos Templários

A Cidade Templária está localizada no distrito de Santarém e expandiu-se após a construção do seu castelo, erguido em 1160, sede dos Cavaleiros Monges em Portugal. Uma cidade repleta de história, simbolismo e certamente muitos segredos bem guardados!

Tomar

A Cidade Templária pode parecer pequena mas tem muito para ver e é maravilhoso passear pelas suas ruas e ruelas cheias de flores, as suas casas em tons de branco e amarelo e apesar de ser uma cidade envelhecida, é limpa e os seus jardins são muito bem cuidados! A Praça da República é uma zona muito bonita, alberga a Câmara Municipal e a Igreja de São João Baptista e também toda a zona à beira rio é excelente para passear a pé!

Praça da República

Depois de visitarmos as Buracas do Casmilo, na Serra de Sicó, fomos até Tomar e por lá dormimos 1 noite. Não conseguimos ver tudo o que estava planeado, mas mesmo assim a cidade surpreendeu pela positiva! Ficamos mesmo no centro histórico, onde tudo pode ser visitado a pé!

Aqueduto dos Pegões:

Aqueduto dos Pegões

Depois do check-in no apartamento fomos visitar o incrível e grandioso Aqueduto do Convento de Cristo – Troço Pegões Altos! A construção do Aqueduto dos Pegões foi iniciada em 1593 com a finalidade de abastecer de água o Convento de Cristo. Para mim foi o melhor momento da viagem! A vista é incrível, a hora foi perfeita (já passava das 18h30), tinha pouca gente e apesar de ter 6 km, percorremos apenas uma parte do troço aéreo do aqueduto, desde uma Casa da Água até à outra e depois descemos até à estrada e fizemos o percurso inverso para apreciar esta construção por baixo! Da cidade até lá são cerca de 3km a pé, mas como já tínhamos caminhado o suficiente nas Buracas de Casmilo, fomos de carro… 🙂 Tem bastante espaço para estacionar! Para percorrer o aqueduto, provavelmente se tiver vertigens ou medo de alturas, não vai conseguir fazê-lo… o percurso é estreito e não tem protecção lateral… Tendo ou não problemas com alturas, ao visitar Tomar, esta visita é obrigatória e é grátis!!

Parque do Mouchão:

Parque do Mouchão

É um espaço verde que liga as duas margens da cidade divididas pelo Rio Nabão, é uma ilhota localizada bem no centro histórico de Tomar! Um dos ícones da cidade está aqui, mesmo na entrada principal, uma nora de madeira que ainda funciona e é um símbolo das tradições de rega. Os jardins estão muito bem cuidados e o cheirinho a flores é constante e maravilhoso! Tem ainda um coreto, pontes pedonais, esculturas, cantos e recantos para descansar e relaxar, cafés e muito espaço para caminhadas, sempre com as águas do rio presentes!

Ponte Velha e Levada de Tomar:

Ponte Velha e Levada de Tomar

A Ponte de Dom Manuel, mais conhecida por Ponte Velha e a Levada de Tomar estão situadas também no centro histórico e numa caminhada pela cidade vai certamente encontrá-las! A ponte tem cerca de 2000 anos, é uma ponte romana e já foi alvo de várias obras ao longo dos séculos. A Levada remonta aos finais do século XII, desde o período medieval, passando pela época moderna até aos dias de hoje!

Castelo e Convento de Cristo:

Castelo e Convento de Cristo

E como de manhã se começa o dia, depois do check out, fomos conhecer o imponente Convento de Cristo!

O Convento de Cristo não é apenas um convento, mas um conjunto arquitectónico monumental que inclui: o Castelo Templário de Tomar; a Charola e a igreja manuelina; o Convento da Ordem de Cristo; a cerca conventual denominada por Mata dos Sete Montes; a Ermida de Nossa Senhora da Conceição e o Aqueduto dos Pegões.

Charola

O que mais me impressionou neste monumento foi, a sua entrada e sem qualquer dúvida a Charola, o oratório privativo dos Cavaleiros, que me deixou deslumbrada! De resto foi caminhar de claustro em claustro, passando pela cozinha e a zona de refeições e apreciar o trabalho fantástico que é a Janela do Capítulo, mais conhecida por janela manuelina. Acho que as minhas expectativas estavam demasiado elevadas e por isso me desiludi um bocadinho… penso que o espaço precisa de algumas intervenções porque está bastante degradado em alguns locais, incluindo uma melhor conservação da Janela do Capítulo… e sei também que muitos dos espaços não estão abertos ao público… talvez por guardarem muitos segredos e mistérios dos templários…

Mata dos Sete Montes:

Mata dos Sete Montes e Charolinha

Não fomos conhecer a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, mas fomos caminhar pela Mata dos Sete Montes à procura da Charolinha… e caminhamos, caminhamos… e acho que demos a volta completa à mata e claro, encontramos a Charolinha!

Museu dos Fósforos:

Museu dos Fósforos, Igreja do Convento de São Francisco e Oficina e Azulejaria

E como, felizmente, há museus para tudo, este é bem diferente e interessante! Para começar, esta colecção com mais de 80 mil caixas, etiquetas e carteiras de fósforos que representam cerca de 127 países, está exposta num convento, o Convento de São Francisco de Tomar, doada por Aquiles da Mota em 1980 ao Município de Tomar. Foi durante uma viagem marítima que Aquiles da Mota fez uma troca de caixas com uma senhora americana, quando viajavam para Londres para a cerimónia da coroação da Rainha Isabel II e a partir daí a colecção foi crescendo! São 7 salas que merecem uma visita e ali ao lado existe ainda uma Oficina de Olaria e Azulejaria onde podemos entrar e observar os artistas, a fazer e a pintar à mão inúmeras peças, que podem também ser compradas! No Convento de São Francisco, fundado em 1624, podemos também visitar a Igreja do Convento de São Francisco com a imagem da padroeira da cidade, Santa Iria. Uma visita a não perder e com entrada livre, tanto no museu, como na oficina e na igreja!

Do roteiro ficou por visitar, a Sinagoga de Tomar, também esta cheia de história que remonta ao século XV e pode ser visitada e as Escadinhas e Ermida da Nossa Senhora da Piedade, um santuário panorâmico edificado em 1387, com 24 lances de escadas que somam quase 300 degraus! Na entrada do Convento de Cristo, no largo do estacionamento, tem um miradouro onde é possível observar a cidade incluindo as Escadinhas!

Dornes, a Península Encantada:

Dornes, a Península Encantada

Já de regresso a casa, a última paragem foi em Dornes, uma pequena localidade situada numa península abraçada pelo Rio Zêzere. A Península Encantada faz parte da Rota dos Templários e é uma das 7 Maravilhas de Portugal / Aldeias. Por aqui vai encontrar: a Torre (templária e pentagonal) de Dornes; o Templo de Nossa Senhora do Pranto; a Capela de Santo António a Praia Fluvial e a cerca de 1 km, o Parque de Merendas de Nossa Senhora do Pranto com uma bela vista para a Terra Mítica dos Templários!

Para mais fotos, vídeos e dicas siga o meu Facebook e Instagram!

Até já! 😉

Um pensamento sobre “Tomar – Cidade dos Templários

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.