O dia foi dedicado ao Douro e em todas as paragens, o objectivo era mesmo ter como companhia, este rio que tem uma beleza única e sempre nos enche o coração! Começamos pelas Aldeias de Xisto de Midões e Gondarém, caminhamos parte do “Percurso Viver o Douro” até encontrarmos o Miradouro Rabelo, subimos ao Monte de São Domingos da Serra onde a paisagem é de tirar o fôlego, depois subimos ao Monte de São Gens para baloiçar e por fim já a caminho de casa, fomos por os pés na areia à Praia de Bitetos em Alpendurada!!
Aldeias de Xisto do Douro de Midões e Gondarém:

Estas duas aldeias vizinhas fazem parte da Rota da Água e da Pedra – Linha D – Douro (D7) e ao passear pelas suas ruelas, nota-se que trabalhos de restauro têm sido realizados!

A Aldeia de Midões está mesmo a par com a margem do Douro e as vistas para a Serra da Boneca são fantásticas! Tem até, um pequeno cais, um baloiço, duas mesas e bancos em pedra e instalações sanitárias!

A Aldeia de Gondarém é mesmo ali ao lado e tal como Midões, os trabalhos para restaurar as casas é visível e a meio das duas aldeias existe a Capela de Santo Ildefonso com um coreto a acompanhar e um miradouro com vistas para Douro!
Miradouro Rabelo, “Percurso Viver o Douro”:

Depois de visitar as aldeias de xisto, uma boa caminhada pelo meio da natureza e com o Douro a acompanhar, chegamos até este miradouro em forma de barco rabelo, a paisagem e o silêncio do lugar valem bem a caminhada! Foram quase 2 km (ida e volta) desde o carro até ao local!
Monte de São Domingos:

Foi sem dúvida, uma surpresa muito boa, talvez a melhor de todo o roteiro!
Subimos ao Monte e a paisagem deslumbrou, as vistas para o Rio Douro e arredores são incríveis!! O céu estava bastante cinzento… sem dúvida que com o céu limpo e o sol a espelhar no rio, o cenário será ainda mais espetacular!

O Monte de São Domingos também está integrado na Rota da Água e da Pedra – Linha D – Douro (D6), a cerca de 400 metros de altitude, o Rio Douro é a estrela deste contexto, sendo possível observar também: as cidades do Porto e Gaia ; Melres; Penafiel; Pedorido; Raiva e Oliveira do Arda com o Rio Arda e a sua foz no Douro!

Para além desta vasta visão, existe o Santuário dedicado a São Domingos, o espaço é enorme e muito bem cuidado! O topo da serra alberga: a Capela dedicada ao Santo; um lindíssimo “coreto/anfiteatro”; um carrilhão de sinos, tipo torre em ferro; um cruzeiro; muitos lugares com sombra para relaxar ou fazer um piquenique; vários lugares para estacionar e instalações sanitárias. Ou seja, aqui podem perder-se durante horas a apreciar toda esta beleza!!
Monte de São Gens:

Bem perto do Monte de São Domingos, fomos até lá e apesar do seu famoso baloiço e vistas para o rio, não se pode comparar… Tem uma esplanada, alguma vista para o Douro e o Baloiço de São Gens! Se tivéssemos ido primeiro ao Monte de São Gens e depois ao Monte de São Domingos, provavelmente, a decepção não seria tão grande, mas vale sempre a pena uma fugida até lá! 😀
Praia Fluvial de Bitetos:

O passeio terminou já em Alpendurada, descemos até à Praia de Bitetos que conheci em 2008… e que diferença passados 13 anos… o local desenvolveu bastante, mas na minha opinião e sem qualquer dúvida, Bitetos era uma localidade bem mais bonita e charmosa quando era quase desconhecida… agora é demasiada confusão e perdeu, para mim, a essência do seu encanto!!
Para além de todos estes lugares, a Serra da Boneca e a Ilha dos Amores também são locais magníficos que merecem uma visita e ficam nas redondezas!!