VIANA DO CASTELO: visitar o Forte de Santiago da Barra; subir ao Monte de Santa Luzia e ao Zimbório e visitar a “Cidade Velha”!

“Hei-de voltar a Viana!”
Viana do Castelo, também referida noutros tempos por “Viana da Foz do Lima” e “Viana do Minho”, é uma cidade que está no meu coração e já cantava Amália Rodrigues “Havemos de ir a Viana”!! E já foram inúmeras as vezes que visitei esta cidade e nunca cansa… as paisagens do Monte de Santa Luzia são deslumbrantes: rio, mar, montanha… tudo no mesmo local!! As festas da Senhora da Agonia são grandiosas! A viagem foi de carro mas também já fui de comboio e tudo se faz bem a pé, mesmo a subida à Santa Luzia! Existem muitas coisas para ver e fazer, desta vez, vou apenas referir algumas!

Forte de Santiago da Barra:

Forte de Santiago da Barra

Também conhecido como Castelo de Santiago da Barra e Castelo de São Tiago Maior da Barra está localizado na margem direita do Rio Lima e sem haver grandes certezas, a primeira fortificação será do século XIII… e já documentadas no reinado de D. Manuel I no século XV, a construção de uma fortaleza incluindo a Torre da Roqueta! Este é sempre ponto de paragem e visita sempre que vou a Viana, já que o meu pai cumpriu parte do serviço militar, aqui, há mais de 50 anos! A entrada é livre e gratuita!

Monte de Santa Luzia:

Santuário do Sagrado Coração de Jesus – Monte de Santa Luzia

Quem vai a Viana do Castelo tem que subir ao Monte de Santa Luzia e visitar o Santuário, é obrigatório!! Nem que seja a única coisa que visita na cidade, porque se visitar apenas este local, já valeu a pena a viagem!!

Templo – Monumento de Santa Luzia

No monte de Santa Luzia tem o grandioso e magnífico Santuário Diocesano do Sagrado Coração de Jesus, um projecto arquitectónico de 1899 de Miguel Ventura Terra. Envolvendo a Basílica tem um espaço verde com mesas e bancos em pedra, o Jardim das Tílias incluindo um anfiteatro, lojas de comercio e restauração e instalações sanitárias públicas! A paisagem é realmente maravilhosa, podemos observar a cidade, as curvas do Rio Lima e a imensidão do Oceano Atlântico que se perde de vista na linha do horizonte que o separa do céu!

São várias as maneiras de chegar até aqui:

  • Pode subir de carro e dependendo do dia poderá haver mais ou menos facilidade para estacionar…
  • Pode subir, desde a cidade, pelo Escadório com nada mais nada menos que 659 degraus…
  • Ou então, penso que será a melhor e mais divertida opção, pode subir pelo Funicular de Santa Luzia que está localizado mesmo ao lado da Estação Ferroviária de Viana, inaugurado em 1923 com uma duração de 7 minutos de viagem!

Zimbório de Santa Luzia:

Vistas panorâmicas do Zimbório de Santa Luzia

Se achar as vistas de Santa Luzia espetaculares, imagine ter acesso às mesmas de um ponto bem mais alto que foi considerado pela National Geographic o 3º lugar do mundo com as melhores vistas panorâmicas, num angulo de 360º!

Zimbório de Santa Luzia

Infelizmente a subida à cúpula da basílica não é para todos… a visita tem um custo simbólico de €2 e pode ser feita totalmente por escadas, são 168 degraus, ou então subir ao 5º andar de elevador e o restante por uma escadaria caracol em pedra seguida por outra escadaria caracol em metal! Estes dois lances de escadas não são nada fáceis… em primeiro, porque só têm espaço apenas para uma pessoa, tanto é que existe um semáforo a indicar se pode subir ou descer e se tiver algum tipo de mobilidade física reduzida, também não é aconselhado, nem mesmo se sofrer de claustrofobia, vertigens ou algum tipo de ansiedade… o trajecto é curto, mas muito apertado mesmo e claustrofóbico! Se vale a pena, claro que sim, as vistas são incríveis!! E felizmente para mim, fui a única lá em cima! Tinha algumas pessoas a subir e a descer, mas o zimbório foi só para mim!!

Citânia de Santa Luzia:

Citânia de Santa Luzia

Localmente conhecida como “cidade velha”, depois de anos e anos a visitar Viana, descobri numa pesquisa no Google.Maps este tesouro que faz parte da nossa história há séculos… é um dos castros do Norte de Portugal mais importantes para o estudo da Proto- História e da Romanização do Alto Minho! Para lá chegar basta seguir a estrada que fica por trás do santuário, seja a pé ou de carro e do lado esquerdo, mesmo na face da estrada encontra a Citânia! E por €2 faz mais um percurso repleto de história e histórias! E se for a pé, o que aconselho vivamente, a paisagem para o Rio Lima é brutal!!

Dicas:

  • Viajar de comboio até à cidade, tudo pode ser feito a pé;
  • Um dia não chega para conhecer a cidade;
  • Subir ao Monte de Santa Luzia é “obrigatório” e de preferência pelo Funicular;
  • Subir ao zimbório se tiver coragem!! Eu subi em criança e agora… e acho que foi a última vez… 😀
  • Se visitar Viana na Romaria da Nossa Senhora da Agonia, a cidade enche com milhares e milhares de visitantes; para encontrar alojamento terá de o fazer com meses de antecedência; entrar e sair da cidade nos dias da festa de carro é quase impensável e de comboio é tipo “sardinha em lata”… mas sem dúvida que fazer parte desta festividade é inesquecível e de uma beleza rica em tradições e animação cultural!

E como diz na obra do Escultor Jaime Azinheira, que está do lado de fora da Estação Ferroviária “HEI-DE VOLTAR A VIANA”, porque adoro esta cidade e há sempre algo de novo para ver e fazer!

Para mais fotos, vídeos e dicas siga o meu Facebook e Instagram!

Até já! 😉

Um pensamento sobre “VIANA DO CASTELO: visitar o Forte de Santiago da Barra; subir ao Monte de Santa Luzia e ao Zimbório e visitar a “Cidade Velha”!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.