Águeda – Arte Urbana

Águeda situa-se na região centro, atravessada pelo rio Águeda, um dos afluentes do rio Vouga que nasce na Serra do Caramulo, foi elevada à categoria de cidade em 1985 e pertence ao distrito de Aveiro. A cidade foi eleita por uma amiga que, sendo artista plástica e precisava de inspiração para criar, pediu-me para fazer um roteiro de um dia em Águeda para irmos à descoberta da arte urbana (ou street art) que a cidade oferece, no seu dia de aniversário!! Foi a primeira vez que visitamos a cidade e foi um passeio muito inspirador num belo dia de sol!! Saímos de casa por volta das 9h30 de roteiro na mão, GPS a funcionar e farnel para o piquenique!! 🙂

Arte Urbana

A viagem foi de aproximadamente 100 km e demoramos pouco mais de uma hora a lá chegar!! Fomos até à Rua 5 de Outubro, mesmo à beira rio e por aí estacionamos o carro muito facilmente para começar a “caça á arte urbana”!! Ao estacionar demos de caras logo com a primeira obra, numas cubas coloridas, “Tão Bela e Preciosa”, inspirada no poema “Águeda que eu vivi” de Fernando Braz da Costa, um poeta popular da cidade, criada por Halfstudio / Mistaker Maker.E ainda no prédio da Adega Cooperativa mais duas pinturas, uma “mulher de vestido preto e salto alto” numa posição, diria, diferente… e mais à frente no Centro de Actividades Náuticas, “uma silhueta a andar num baloiço”!! Nesse mesmo edifício uma obra notável de Bordalo II, o “Pisco”!!

Continuando a procura de arte urbana, caminhamos em direcção ao centro e antes da rotunda viramos à esquerda, numa rua estreita e subimos a Rua da Fonte, para ver as “Andorinhas da Saudade”, onde várias casa têm como decoração estas andorinhas coloridas!! Fomos subindo, ruas e ruelas e a poucos metros descobrimos o Parque Municipal Alta Vila, infelizmente muito abandonado e com falta de manutenção, mas vale a pena entrar e apreciar os pequenos recantos deste parque que merecia mais atenção por parte da Câmara Municipal, pois o seu potencial é muito grande e merecedor de mais carinho e cuidado e provavelmente seria uma mais valia, não só para os aguedenses mas também para o turismo…

Arte Urbana

Depois do Parque Alta Vila, fomos até à Igreja Matriz de Águeda e pouco antes encontramos uma obra “Bira!”, bastante desgastada pelo tempo… mas mais em frente, como a igreja fica num ponto alto, podemos apreciar uma das obras mais bem conservadas, intitulada “A Lenda da Ponte do Alfusqueiro” e ao fundo observar um pouco de uma obra genial que fica na Torre de Comunicações dos Bombeiros Voluntários de Águeda, mais depois quando lá chegar, falo nela… 🙂 Descemos pelas Escadas do Adro, com degraus bem coloridos e com vários painéis de azulejo a representar a Via Sacra e fomos até à Biblioteca Municipal e encontramos pelo caminho uma “casinha” toda colorida, que é o Posto de Transformação Nº1 da Câmara Municipal e logo ali à direita, duas obras enriquecem a Biblioteca, na entrada “o rosto de Manuel Alegre”, e algures junto ao elevador panorâmico, “Fiel de Armazém”!!

Arte Urbana

Na rua em frente ao Tribunal, encontramos mais umas escadas coloridas de nome “Swimming” e representam meninas de biquíni e óculos de sol!!Estava na altura de ir em direcção á Câmara Municipal e pelo caminho encontramos, “Murmuro”, bem escondido mas foi uma das minhas obras preferidas…

As escadas que dão acesso à Câmara são também pintadas, “Escadaria” e por aí encontram mais algumas pinturas coloridas. Já na Praça do Município, os bancos de jardim estão pintados também, vemos os “Guarda-Chuvas Gigantes”, “Bicicletas”, coloridas também, e as caixas da EDP que também tiveram direito a ganhar cor!! 🙂

Depois de um café e uma nata, numa esplanada simpática, descemos até aos Bombeiros Voluntários de Águeda e por lá encontramos “Vida por vida”; outra a preto e branco que não sei o nome, mas é fantástica!!! E também aconselho a apreciarem a “Relíquia” que está na entrada dos bombeiros e eu adorei, um carro antigo dentro de uma redoma de vidro!! 🙂

Para mais fotos, vídeos e dicas siga o meu Instagram e Facebook!

Na Torre de telecomunicações dos B.V.A., por trás, num parque de estacionamento, vão ficar impressionados com a obra “La Salvacion” de Sav45.

Descendo para o rio, passamos pelo Parque de Skate e vimos mais algumas obras e mais à frente, já em direcção ao carro, num parque de estacionamento “Silhuetas”, várias imagens pintadas em várias paredes!!

Pateira de Fermentelos e Igreja Matriz de Válega

Estava na hora de sair do centro da cidade e ir até Recardães, para encontrar “Love Prisoners” de Millo, uma obra gigante num reservatório de água!! Paramos por uns minutos e seguimos para o próximo destino (para fazer um piquenique) que nos encantou…Pateira de Fermentelos, conhecida pela Lagoa Encantada, uma lagoa natural circundada pelas freguesias: Óis da Ribeira; Fermentelos; Espinhel e Requeixo. É a maior lagoa natural da Península Ibérica, com muita fauna, flora, espécies aquáticas, aves… tem um pequeno parque de diversões para as crianças, várias mesas para fazer piqueniques, sítios lindíssimos para tirar fotografias e claro, a natureza por si só é deslumbrante e pacífica!! 😉 E por aqui as horas voam!!!

No regresso a casa, decidimos parar em Ovar e ir conhecer a famosa Igreja Matriz de Válega, pelos seus coloridos painéis de azulejo!! Fica localizada numa zona muito tranquila, tipicamente portuguesa!! A igreja é linda, tanto por fora como por dentro e merece sem dúvida uma visita, e apesar de estar um andaime gigante na parte de fora a ocupar metade da fachada 😦 valeu muito a pena!!

Dicas:

  • Aconselho a fazerem a visita da Igreja Matriz de Válega ao pôr do sol que é a melhor hora para apreciar a beleza da fachada com a luz natural!! 😉
  • Durante o Verão, na cidade de Águeda existe o AgitÁgueda, um evento em que as ruas ficam recheadas de guarda-chuvas coloridos e animação, basta pesquisarem AgitÁgueda e recolher a informação!!

Adoro viajar para fora de Portugal, mas sem dúvida que o nosso país é imenso em beleza e cultura e na minha opinião um dos países mais bonitos, pacífico e acolhedor!! 🙂

Em breve vou escrever mais um roteiro de um dia, pelo norte de Portugal, com muita natureza e história, ideal para um belo dia de sol! Leia aqui!

Até já!! 🙂

3 pensamentos sobre “Águeda – Arte Urbana

    1. Realmente está na hora de actualizar o artigo…😁 estive em Águeda pelo Natal e também gostei muito!
      E fico feliz por terem remodelado o parque municipal!
      Obrigada pelas actualizações!!
      Vou voltar, principalmente porque adorei a Pateira!!😊

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.