Penafiel: roteiro de 1 dia

Penafiel, pertence ao distrito do Porto, região do Norte e sub-região do Tâmega e Sousa. Uma terra rica em história e natureza!! E os lugares escolhidos para este dia foram: o Museu Municipal de Penafiel; o Santuário do Sameiro; a Aldeia de Xisto, Quintandona; o Museu da Broa e um lugar típico e bem conhecido por muitos para degustar tapas à moda do norte e para finalizar algo doce à beira rio!! 😉

Uma cidade vizinha do meu concelho, foi o destino para passear por um dia, com um roteiro muito simples para relaxar e recordar o passado!!!

Museu Municipal de Penafiel:

O passeio começou ao início da tarde e a primeira paragem foi no Museu Municipal que fica situado no centro histórico e comercial da cidade, no Palacete Pereira do Lago, um edifício recuperado por Fernando Távora e Bernardo Távora. O museu oferece cinco salas temáticas da Exposição Permanente dedicadas: à Identidade; ao Território; à Arqueologia; aos Ofícios e à Terra e Água.

Visitar este museu é sem dúvida, recuar no tempo, para a época dos meus avós e bisavós e que sem dúvida nos põe um sorriso no coração ao ver tantas coisas que nos lembram a casa dos avós , nos tempos em que eles trabalhavam no campo e as suas casas com os fornos de cozer o pão, os utensílios da cozinha característicos daquele tempo, as roupas, o calçado… enfim… tantas memórias de tempos difíceis, mas que foram tão bons e deixam tantas saudades porque lembram uma infância pura e feliz!! 🙂

O Museu merece, sem dúvida, uma visita e tem um preço simbólico de €2 e as colaboradoras foram super simpáticas e atenciosas!! E para quem quiser comprar umas lembranças bonitas e originais vai encontrar à venda na lojinha mesmo na entrada do museu, onde se compram os bilhetes!

Santuário do Sameiro:

Ao sair do Museu Municipal (à direita) caminhamos sempre por essa rua e são cerca de 850 metros até chegar ao Sameiro! É uma rua bonita, com comércio, cafés e em poucos minutos conseguem avistar o Santuário!

Santuário da Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos, a Igreja do Sameiro está situada no ponto mais alto da cidade e foi construída no final do século XIX e tem como companhia, o Parque Zeferino de Oliveira, mais conhecido pelo Jardim do Sameiro com uma construção estratégica que se desenvolve em vários patamares que contorna o Santuário e oferece excelentes vistas!

Diria que é um jardim romântico, perfeito para dar um passeio, namorar e apreciar a paisagem, pois está muito bem cuidado e tem sítios para sentar, relaxar e aproveitar o belo da natureza!! 😉

Durante o passeio, fomos saborear uns petiscos da terra, à boa tradição portuguesa, num sítio onde se come e bebe muito bem e bem em conta!! E com o privilégio de o fazer numa mesa e bancos de pedra, ao ar livre, à beira do rio Sousa, onde existe um moinho de água que ainda funciona!! Pedimos um pouco de tudo, desde presunto, salpicão, rojões, moelas, cebola em vinho, orelheira, bacalhau desfiado, azeitonas, tremoços, broa caseira e vinho tinto maduro!! Não é fácil dar com o local, entre ruas de terra batida e estradas de paralelo fica o “Moleiro”, e se o encontrar, não fique à espera de requinte ou luxo, é uma casa típica portuguesa, um negócio de família e temos que pedir as coisas ao balcão, porque não há empregados de mesa!!! Por isso, fazemos o pedido, pagamos, trazemos os tabuleiros cheios de comida boa até à mesa e depois levamos os tabuleiros vazios!!

Simples, delicioso e barato!! 🙂

Quintandona, Aldeia de Xisto:

Para quem gosta de Aldeias de Xisto e é do norte, a Quintandona é visita obrigatória, a aldeia fica na freguesia de Lagares, as suas construções são feitas com granito, xisto e lousa. É uma aldeia tipicamente rural, simpática e tranquila!! Ao passear pela aldeia temos que estar atentos aos pormenores que enriquecem o local pois cada recanto tem um encanto! Existe uma pequena capela com mais de 200 anos, lavadouros tradicionais, canastros, flores nas janelas, candeeiros antigos, construções recentemente restauradas e por isso bem cuidadas e com muito charme!!

Dicas:

  • Para encontrar o miradouro natural desta zona, existe um percurso pedestre que começa na aldeia e vai até ao Monte da Pegadinha!
  • Na famosa “Casa da Viúva, Winerbar” é possível petiscar os produtos locais, ou então beber a famosa sangria de champanhe, ou mesmo tomar um café e apreciar toda a beleza do seu exterior e sem dúvida espreitar no interior, pois a decoração é brutal!!
  • Na 3ª semana de Setembro, festeja-se a “Festa do Caldo”, muito popular e atrai milhares de pessoas durante estes 3 dias, entre teatro, música e muita gastronomia da terra, revive-se o passado e os habitantes são os anfitriões desta festa!!

Museu da Broa:

A pouco mais de 4 km da Aldeia de Xisto Quintandona, fica o Museu da Broa, um espaço ao ar livre com a natureza a convidar a conhecer este espaço verde, rústico e de beleza singular!!

A entrada está sinalizada, mas convém estar atento porque fica mesmo na berma da estrada e de tão natural que é, pode passar despercebido!!

Encontrado o local, é só começar a descer, fazer o trilho e saborear a paisagem!! E claro, levar calçado adequado!!

USER_SCOPED_TEMP_DATA_media_upload2_1556402869136

Para finalizar o passeio, e já com o pôr-do-sol, fomos até Entre-os-Rios visitar o Douro e comer um crepe bem recheado à beira rio para repor energias e regressar!!

Para mais fotos, vídeos e dicas e vídeos siga o meu Facebook e Instagram!

Resumindo, um dia de sol em excelente companhia, com boa comida, belas paisagens, muita natureza e tão perto de casa!!!

Até já!! 😉

2 pensamentos sobre “Penafiel: roteiro de 1 dia

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.