Serra da Boneca e Ilha dos Amores

Todos estes locais oferecem uma vista privilegiada para o Rio Douro!

O passeio incluí: três miradouros; um trilho; um baloiço; uma praia fluvial; um passeio de barco e uma pequena ilha!

Miradouro de Sebolido:

Miradouro de Sebolido

Sebolido entrou no mapa do turismo, principalmente por causa da Serra da Boneca que nos oferece vistas incríveis sobre o Rio Douro, mas antes de entrarmos na freguesia, bem na face da estrada, um pouco camuflado pelas cores da natureza que o envolve, encontrámos este miradouro que é um excelente postal de boas vindas para quem quiser conhecer as redondezas!

Miradouro da Boneca:

Este pequeno trilho está muito bem sinalizado e não há como nos perdermos para chegar até lá!

Estacionamos o carro perto da Junta de Freguesia de Sebolido e a partir daqui as placas a indicar o caminho são mais do que suficientes para fazermos o percurso, não há que enganar!! Dizem que são 500 metros até ao miradouro e depois mais 500 para o baloiço, mas desde já aviso que convém levar calçado e roupa bem confortável e água porque é sempre a subir por um caminho de terra e rochoso e com alguns degraus em madeira! Tem também algumas cordas que nos apoiam imenso tanto na subida como na descida!! O Miradouro da Boneca começa a ser visível e então temos as setas a indicar o caminho até lá, ou quem quiser pode sempre optar por subir mais um pouco e ir primeiro ao baloiço!

O Miradouro é uma estrutura em madeira muito bem localizada e que oferece uma paisagem soberba sobre o Douro!

Trilho para o Miradouro e Baloiço da Boneca

Nota-se que quem desbravou este trilho e “construiu” os seus acessos, fez um excelente trabalho, e apesar de ter conhecido a primeira localização do Baloiço da Boneca e ter gostado imenso, prefiro este, não só pelo local escolhido, mas também pelo conjunto de: trilho, miradouro e baloiço! Foi um trabalho bem conseguido!! Parabéns a quem esteve envolvido!!

Baloiço da Boneca:

Baloiço da Boneca

Este não é mais um baloiço, mas sim o baloiço que outrora ficava noutra localização da Serra, mas por motivos de segurança devido ao pouco respeito de alguns que o visitaram, pois ficava no Parque Eólico, teve que ser removido do local… Felizmente em poucos meses e unidas forças, o Baloiço da Boneca, teve direito a um segundo endereço acompanhado de um miradouro que lhe fica mesmo bem!! 😉 Depois de subir ao miradouro, a caminhada até ao baloiço é bem mais tranquila!!

Miradouro de Catapeixe:

Miradouro de Catapeixe onde se vê a Ilha dos Amores

Após a subida e descida à Serra da Boneca, fomos até ao outro lado do rio, e já em Castelo de Paiva em direcção à Praia do Castelo, fica o Miradouro de Catapeixe, também este na face da estrada, mas com uma vista mais aproximada do rio incluindo a Ilha do Castelo, mais conhecida por, Ilha dos Amores!

Praia do Castelo:

Vista da Praia do Castelo na Ilha dos Amores

A Praia do Castelo é uma pequena praia fluvial, com uma marina, piscina ao ar livre e um café de apoio! O passeio levou-nos a esta praia para vermos de perto a pequena e famosa Ilha dos Amores!! 🙂

Ilha dos Amores:

Ilha dos Amores

A pequena Ilha dos Amores está localizada onde o Rio Paiva se cruza com o Rio Douro! Um pequeno pedaço de terra no rio, rico em histórias e lendas!

A ilha é acessível de barco e penso que de verão muitos se atrevem a nadar até ela, e apesar do frio do Outono, nada como ir dar um pequeno passeio de barco e visitar este pequeno encanto da Natureza!!

Então fui até ao café, e a simpática menina que lá estava deu-me o nº de telefone do Sr. Filipe que faz as viagens entre praias e ilha! Telefonei e muito simpático, o senhor disse que ia ligar ao colega que estava mais perto e em poucos minutos, vindo da Praia de Bitetos, que também já conheço e é muito bonita, chega o Sr. Adriano em grande estilo numa pequena embarcação turística para nos levar até à Ilha dos Amores!!

Entrada na Ilha dos Amores e o simpático Sr. Adriano e a sua embarcação!

Pagámos €2,50 (cada) pela viagem ida/volta e o Sr. Adriano foi super simpático e muito bem disposto! Enquanto demos a volta à ilha em 15, 20 minutos… se tanto!! Ele esperou por nós e depois levou-nos de regresso à Praia do Castelo, contornando bem devagar a pequena ilha e oferecendo assim um pequeno, mas belo passeio pelo rio!!

Siga o meu Instagram e Facebook!

E assim foi mais um passeio, com pouco sol, alguma chuva, mas que valeu cada lugar que visitamos e cada segundo dedicado a contemplar o nosso Rio Douro!!

Muito importante:

E para que possamos desfrutar daquilo que o país nos oferece, não é por estarmos ao ar livre que vamos desrespeitar estes espaços que tanta tranquilidade nos dão e que tanto apreciamos, por isso como em tudo na vida, existem regras a cumprir, que nada mais nada menos demonstram apenas a nossa educação e o nosso respeito pela Natureza e pelo próximo, por isso deixo aqui algumas dicas que para além de simples, são de “ouro”!!:

  • Na Natureza nada se tira além de fotos!! Por isso, não colha flores porque sim ou qualquer coisa do género, se passar por algum animal, seja insecto ou rastejante, deixe-o seguir o seu percurso, porque afinal ele é que está no seu habitat!! 😉
  • Na Natureza nada se deixa além de pegadas!! Por isso, leve um saco para trazer o lixo que faz, porque já basta o que os inconscientes e sem respeito deixam para trás… e infelizmente, já não é pouco… 😦
  • Na Natureza nada se leva além de lembranças!! Por isso, não traga nada, apenas muitas fotografias e crie boas memórias para mais tarde recordar!! 😉

Até já!! 😉

5 pensamentos sobre “Serra da Boneca e Ilha dos Amores

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.