10 visitas gratuitas para incluir na viagem a Paris!!
Viajar por vezes não significa gastar muito, e como eu costumo dizer a várias pessoas, temos de organizar o nosso roteiro de forma a não ultrapassarmos o nosso orçamento!! E tal como em Paris e em qualquer cidade que vamos conhecer, existem sempre inúmeras visitas sem serem pagas ou com hora marcada que francamente merecem ser exploradas e vividas com histórias por vezes centenárias e que nos vão surpreender!!
La Basilique du Sacré-Coeur, Montmartre:
Basílica do Sagrado Coração! Carrossel Saint Pierre, famoso pelas cenas do filme “Amélie” aqui gravadas!!
No ponto mais alto de Paris, em Montmartre, fica a Basílica do Sagrado Coração!! Bem no topo da colina do “Monte dos Mártires”, este imponente exemplar da Igreja católica Romana, começou a ser construído em 1875 e é feito com mármore travertino proporcionando a sua tonalidade branca! Um passeio por este charmoso bairro é sempre uma aposta ganha no que diz respeito à beleza de Paris, à cultura e sem dúvida à sua arte!! E a visita à basílica é sem dúvida o expoente do 18º Arrondissement. E como estamos no ponto mais alto da cidade as vistas são imperdíveis e grandiosas!! O Sacré Coeur abre as suas portas ao público diariamente das 6h00 às 22h30!
A entrada no templo é grátis, apenas é cobrada a visita à Cúpula, onde irá subir 300 degraus!! 😉
Veja aqui o meu Roteiro de Montmartre
Place du Tertre:
Bem perto da Basílica do Sagrado Coração, a Place de Tertre é uma autêntica galeria de arte ao ar livre, onde inúmeros artistas de rua pintam as suas telas e nos deliciam com a sua arte!! Mais uma vez em Montmartre, uma pequena praça, bem pitoresca e colorida, rodeada de arte, comércio, restaurantes, bares e muitas pessoas!! Daqui já conseguimos ter um pequeno deslumbre da basílica que fica a poucos minutos de distância!!
E claro, é grátis!!
Cimetière du Père-Lachaise:
Dedicatória na entrada do cemitério! Túmulo de Jim Morrison, The Doors!
Ao ouvir a palavra cemitério, chega a parecer um bocado sinistro… mas depois de ter pesquisado sobre este lugar cheguei à conclusão que tinha de visitar o Cemitério Père-Lachaise, não só pelos nomes famosos que fizeram desta, a sua última morada na Terra, mas também pelo espaço e toda a sua diversidade em arte funerária. Com cerca de 44 hectares é uma mistura de parque inglês e local de meditação, sendo a mais prestigiada e visitada necrópole em Paris. Para visitar os túmulos famosos vai precisar de um mapa, que pode imprimir em casa ou comprar em alguns quiosques perto do cemitério. Aqui estão sepultados nomes famosos como: Jim Morrison, o vocalista da banda The Doors; Edith Piaf; Honoré de Balzac; Frederic Chopin Colette; Jean de la Fontaine; Simone Signoret; Oscar Wilde e muitos mais…
A entrada é grátis e as sua portas estão abertas das 8h30 às 18h00.
Petit Palais:
Petit Palais! Portão dourado! Interior do Petit Palais! Jardim do Petit Palais! Jardim do Petit Palais!
O Petit Palais, o Grand Palais e a Pont Alexandre III formam um conjunto projectado para a Exposição Universal de 1900. E sendo a Pont Alexandre III considerada uma das pontes mais extravagantes de Paris, que atravessa o Sena e liga Champs Élysées a Les Invalides, tem que ser ponto de paragem para apreciar toda a zona envolvente!! No lado dos Campos Elísios estão o Petit Palais e o Grand Palais de frente um para o outro!! E o Petit Palais foi sem dúvida uma bela surpresa!! Em 1902 foi convertido em museu de belas artes, para abrigar as ricas colecções da cidade e apresentando também exposições temporárias. E para além das obras de arte exposta pelos vários pavilhões, e o seu portão dourado na entrada muito instagramável, existe ainda um belo jardim com algumas esculturas e o simpático Café Le Jardin.
O Petit Palais e as suas exposições permanentes, tal como o jardim podem ser visitados das 10h00 às 18h00 e a entrada é grátis!!
Les Invalides:
Pátio de Honra, com os seus canhões alinhados!! Catedral de Saint Louis! Entrada dos Inválidos! Capela Real dos Inválidos! Vista dos Inválidos após atravessar a Ponte Alexandre III
Do outro lado da Pont Alexandre III avistamos o imponente Hôtel National des Invalides, cuja construção foi ordenada por Luís XIV em 1670 para abrigar os inválidos dos seus exércitos. Hoje em dia é também sede de vários museus e necrópole militar. Após passar a segurança podemos visitar:
- O Tribunal de Honra, o pátio maior dos Inválidos e o espaço mais central onde se destacam algumas colecções de artilharia e esculturas.
- A Catedral de Saint-Louis des Invalides com 300 anos de história.
- O Dôme des Invalides ou a Capela Real dos Inválidos onde jazem os restos mortais de Napoleão
- O Museu do Exército; Museu da Ordem da Libertação e o Museu de Planos de Socorro
É claro que se for um apaixonado pela história militar e das grandes guerras e se tiver muito tempo, tenho a certeza que visitar os museus e o Dôme será uma boa aposta! Infelizmente não consegui encaixar a visita paga por falta de tempo, mas será sem dúvida uma prioridade no meu roteiro numa futura viagem a Paris!!
A entrada para os museus e o interior da Capela Real têm um custo de €12, no entanto as boas notícias são que, pode visitar e passear por por todo o Palácio dos Inválidos e pelos seus pátios, incluindo o Tribunal de Honra, bem como visitar a Catedral de Saint-Louis e é grátis!!
Dalí Paris:
Entrada para o museu Dalí Paris! Galeria gratuita situada ao lado do museu! Interior da galeria com obras de Dalí!
Para os amantes de Salvador Dalí, este é um espaço com mais de 300 obras e está situado em Montmartre. Há mais de 25 anos que Dalí Paris apresenta a colecção particular de Beniamino Levi, galerista, colecionador e editor de obras de Salvador Dalí. A colecção inclui obras-primas e criações desconhecidas do artista.
Apesar do Museu ser pago, na porta ao lado tem uma galeria com alguns trabalhos e aqui sim, poderá entrar e apreciar um pouco da arte de Dalí e é grátis!!
Shakespeare & Company / The Abbey Bookshop:
Livraria: The Abbey Bookshop! Livraria: The Abbey Bookshop! Livraria: Shakespeare & Company!
No bairro latino, ou Quartier Latin, ficam estas duas livrarias!
- A Shakespeare & Company é mais conhecida e turística e está sempre lotada… No entanto vale bem uma visita pois é muito interessante e cheia de história!! E se realmente houver interesse em comprar livros, este é o local indicado!! São milhares e a sua decoração é muito interessante!! O local é livraria, alfarrabista e biblioteca de leitura! E pode até ter a sorte de se cruzar com o Aggie, o felino residente!! 🙂 A entrada é grátis mas é proibido tirar fotografias no seu interior!!
- The Abbey Bookshop é sem dúvida um local cheio de charme em Paris! Em 1989, Brian Spence decidiu deixar Toronto no Canadá para levar a Abbey Bookshop até à Cidade das Luzes!! Se procura livros em 2ª mão, este é o local ideal para encontrar o que procura!! Pilhas e pilhas de livros que vão do chão ao tecto, em corredores estreitos e onde as prateleiras estão a abarrotar!! Pode ainda sentar-se na entrada da livraria e tomar um cafézinho, oferta da casa!!
E claro, a visita é grátis e só paga os livros que comprar!!
Galeries Lafayette:
Interior das Galerias!! Interior das Galerias!! Vistas sobre Paris no último piso das Galerias Lafyette!!
As Galerias Lafayette ficam no 9º arrondissement e se for visitar a Ópera Garnier, não perca a oportunidade de dar um “saltinho” às galerias!! São vários os motivos… um deles é fazer compras nas melhores marcas mundiais, desde: Chanel; Bulgary; Burberry; Calvin Klein; Giorgio Armani; Gucci; Hugo Boss e tantas dezenas de outras marcas… outro é apreciar o interior do edifício que é muito bonito!! E finalmente, subir ao último andar, onde poderá disfrutar de umas vistas fantásticas de Paris, pois tem um terraço onde pode descansar, petiscar qualquer coisa ou simplesmente apreciar esta maravilhosa cidade!!
O espaço é enorme, ao ar livre e é totalmente grátis!!
Jardin du Luxembourg:
Palácio e Jardim de Luxemburgo! Jardim de Luxemburgo!
Com cerca de 25 hectares, o Jardim de Luxemburgo é 100% orgânico, os herbicidas químicos são proibidos desde o ano 2000!! Aqui existe um jardim de frutas, estufas e uma colecção famosa de orquídeas!! O Jardim possui ainda 106 estátuas; a Fontaine Medicis; Le Pavillon Davioud; áreas de lazer e jogos e é claro que um jardim como este em Paris, tinha que ter um palácio!! E por isso vai poder apreciar o Palais du Luxembourg enquanto passeia por este jardim, descansa ou faz um piquenique!! Eu conheci o Jardim de Luxemburgo na primeira viagem a Paris que foi em pleno verão e por isso aproveitei para relaxar, passear e lanchar sentada na relva, e como eu, centenas de pessoas…
E claro, a entrada no Jardim é grátis!!
Palais Royal:
Fontes Móveis de Pol Bury! Colunas de Buren! “Les Confidents”,
Cadeiras de dois lugares do jardim gravadas!Jardim “Belles Lettres”! Bancos gravados no jardim com poemas de Cocteau e Collete!
Do Louvre ao Palais Royal vai uma caminhada de 5 minutos!! E este, é mais um espaço cheio de charme, arte, jardins e claro, outro palácio!! Este palácio foi mandado construir para o famoso Cardeal Richelieu. O Palais Royal tem um jardim para passear, descansar e apreciar arquitectura e arte ao ar livre!! Bem conhecido pelo seu pátio com as instagramáveis Colunas de Buren, de vários tamanhos e às riscas pretas e brancas; duas Fontes Móveis de Pol Bury e o seu romântico jardim, Le Jardin des Belles Lettres, cercado de poesia pelos seus bancos e cadeiras!! Vale bem o passeio, e se tiver fones de ouvido pode sempre ligá-los aos bancos de dois lugares e ouvir declamação de poesia!!
É um passeio tranquilo e que merece uma visita, e mais uma vez… é grátis!!
Deixo aqui os roteiros da primeira viagem a Paris e da segunda visita à Cidade das Luzes com muitas dicas!!
E mesmo não visitando certas atracções por serem muito caras ou que não estejam incluídas no orçamento da viagem, existem imensos sítios que se podem visitar sem ter que entrar!!
- o Museu do Louvre, onde podemos ir conhecer toda a sua grandiosa arquitectura exterior, ver as Pirâmides, o Arco do Triunfo do Carrossel, o Jardim das Tulherias e ainda entrar no Carroussel du Louvre (um centro comercial dentro do museu) e conhecer a Pirâmide Invertida!!
- Viajar de Metro até à Estação do Trocadero e ir conhecer a Torre Eiffel e tudo o que a rodeia!!
- Visitar o Arco do Triunfo e conhecer o monumento que Napoleão mandou construir, dedicado aos exércitos da Revolução e do Império!
- E muitos mais… e completamente gratuitos!! 😉
- Pode ler aqui mais um artigo com dicas para poupar para viajar em Paris!
2 pensamentos sobre “Paris 10 Visitas Grátis”