Barcelona: 12 visitas grátis

Barcelona é banhada pelo Mar Mediterrâneo que oferece belas praias e leva-nos até à sua montanha na Serra da Collserola que nos proporciona umas vistas incríveis sobre esta cidade da Catalunha, que possui uma herança cultural muito rica e vasta!! E como todas as cidades, existem sempre lugares maravilhosos para conhecer de forma gratuita!!

Plaza de España & Arenas de Barcelona:

Construída durante a Exposição Internacional de 1929 , a Praça de Espanha é imperdível nesta viagem!! Rodeada por vários edifícios que dão uma beleza grandiosa a esta praça, desde as Torres Venezianas, a Fonte Mágica de Montjuic e o Palácio Nacional que alberga o Museu de Arte da Catalunha!!

O Arenas de Barcelona é um centro comercial desde 2011 e antes disso era a famosa Plaza de Toros de las Arenas, felizmente as touradas foram proibidas na Catalunha e a última que aqui decorreu foi em 1977!! Vale a pena visitar este shopping center, não pelo comércio, mas sim pelo enorme terraço que nos oferece vistas sobre a cidade num ângulo de 360º!! Basta entrar no shopping e subir até ao terraço pelas escadas rolantes!! No lado exterior do Arenas tem um elevador que vai directamente ao rooftop, mas é pago…

Um rooftop completamente grátis com vistas panorâmicas de 360º!! 😉

La Font Màgica de Montjuïc:

A Fonte Mágica é um conjunto de cascatas que vai desde o Palácio Nacional e desce até à Praça de Espanha, com uma coreografia com cerca de 7 bilhões de combinações possíveis de água e luz!! O espetáculo geralmente acontece de 5ª a Sábado e no verão também se realiza à 4ª e ao Domingo, e com hora marcada, que pode ser às 20h00, às 21h00 ou 21h30, dependendo dos meses… Nos meses de Janeiro e Fevereiro não há espetáculo porque a fonte fica em manutenção. O melhor mesmo é consultar o horário para não perder este evento!! São sempre centenas de pessoas a assistir, por isso aconselho a ir bem cedo para a praça e arranjar um bom lugar para ver o espetáculo repleto de cor, música e magia!!

E claro, mais uma vez, é grátis!! 😉

Castell de Montjuïc & Fundació Joan Miró:

Castell de Montjuïc

O Castelo de Montjuïc fica bem lá no ponto mais alto de Montjuïc e a entrada tem um custo de €5… no entanto esta antiga fortaleza militar em seu redor tem um percurso pedestre que nos permite uma vista panorâmica do Mar Mediterrâneo, da parte costeira de Barcelona, incluindo um dos maiores portos marítimos da Europa!!

O passeio é grátis e mais uma vez, a paisagem é deslumbrante!! E se for ao Domingo, a entrada no Castelo é grátis a partir das 15h00 e no 1º Domingo do mês é grátis todo o dia!! 😉

Fundação Joan Miró

A Fundação Joan Miró fica perto do Castelo e para conhecer as colecções, a entrada é paga… no entanto pode entrar no edifício sem visitar a parte paga, e conhecer algumas das obras expostas do artista!!

El Park Güell:

El Park Güell

Reconhecido pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade em 1984, o Parque Güell é uma das atracções mais desejadas por quem visita Barcelona!! Um pulmão verde na cidade, rico em biodiversidade, com monumentos únicos e muitos espaços de lazer!! As suas formas onduladas, colunas que parecem árvores, figuras de animais e formas geométricas, as superfícies decoradas com mosaicos feitos de pedaços de cerâmica coloridos e o seu famoso banco de 110 metros serpenteado e cheio de cor!!

O acesso ao Parque Güell é grátis, mas para aceder à parte onde está o famoso banco serpenteado colorido tem de pagar a entrada… no entanto existem horários, basta aceder ao site deles e verificar, e por exemplo, se a abertura da bilheteira for às 8h30 da manhã e se por acaso chegar lá antes dessa hora, o acesso é completamente gratuito e pode ficar o tempo que desejar!!! Seja antes ou depois do funcionamento da bilheteira, só tem mesmo de confirmar os horários, pois estes diferem consoante os meses do ano!! E a boa notícia também, é que está aberto todos os dias do ano!! Se por acaso for em horário de funcionamento da bilheteira e não tiver bilhete, vai certamente ter muito para explorar porque são cerca de 17 hectares de pura beleza em harmonia com a natureza!!

Catedral de Barcelona:

Catedral de Barcelona

Conhecida também por La Seu ou Catedral da Santa Cruz e Santa Eulália, data do século XIV e situa-se no Bairro Gótico. É um excelente e grandioso exemplar de arquitectura gótica, começando na sua fachada e indo até ao interior da catedral, com a sua nave em forma de cruz, colunas grandiosas, o altar, obras de arte desde o órgão e o coro, e um dos locais que me surpreendeu bastante foi o claustro, onde encontrámos um lago com gansos (13, a idade da Padroeira de Barcelona) e o chão por onde caminhamos está repleto de túmulos!! Aqui jazem também os restos mortais da Padroeira da cidade, Santa Eulália, que devido à perseguição dos romanos aos cristãos, com apenas 13 anos foi torturada e morta por defender a sua fé. Uma visita muito rica e repleta de história!

Supostamente na Catedral de Barcelona, existe o horário de culto e oração (das 8h30 às 12h30) e o horário turístico que é pago… Eu fui de manhã e a entrada foi grátis, pois é considerado horário de culto, e se formos em silêncio e com o respeito devido, a visita faz-se muito tranquilamente observando e absorvendo cada detalhe de uma forma mais espiritual e silenciosa!!

Arc de Triomf & Parc de la Ciutadella:

Arc de Triomf & Parc de la Ciutadella

Apesar de não comemorar nenhuma vitória, o Arco do Triunfo foi construído para a Exposição Universal de 1888 e era a porta de entrada para o evento! Mesmo assim é uma grande construção e ao atravessar o arco e seguindo pelo Passeig de Lluís Companys , chega ao Parque da Ciutadella, nada mais nada menos, do que o pulmão verde de Barcelona e não é apenas um parque, pois tem muito para ver!! Este parque alberga: o Parlamento da Catalunha; estátuas e esculturas, incluindo um mamute em tamanho real; duas estufas construídas em vidro e ferro; o Castelo dos 3 Dragões e um dos pontos mais desejados, um lago e a sua Cascada Monumental!! Sem esquecer que aqui está também instalado o Zoo de Barcelona.

E sem qualquer dúvida, que este é um belo passeio, é totalmente grátis e como bónus podemos ter a sorte de encontrar vários artistas de rua a mostrar a sua arte, por vezes de formas bem diferentes e radicais!!

Templo Expiatorio del Sagrado Corazón de Jesús:

Templo Expiatorio del Sagrado Corazón de Jesús

Barcelona é uma cidade muito intensa e com muitos sítios para explorar!! E o Templo Expiatório do Sagrado Coração de Jesus, foi para mim um dos meus locais favoritos desta viagem!!

O Templo situa-se no ponto mais alto de Tibidabo na Serra da Collserola a uma altitude superior a 500 metros!! As vistas panorâmicas são qualquer coisa de extraordinário!! Conseguimos apreciar toda a cidade incluindo a imensidão do mar!!

O Sagrado Coração de Jesus é um edifício monumental de estilo neogótico do século XX, formado por uma cripta inferior e pela igreja situada na parte superior e no topo do templo uma enorme estátua de bronze com Cristo de braços abertos!

A cripta e a igreja podem ser visitadas e é grátis!! 😉

Ainda em Tibidabo, muito perto do Sagrado Coração existe um enorme parque de diversões, (pago) muito frequentado e que provavelmente oferece algumas horas de animação para quem aprecia estas coisas ou tem crianças…

Para chegar lá no topo, usei comboio, funicular e um mini Bus, apenas com um bilhete de Metro… Pode parecer muito complicado lá chegar, mas é muito fácil e rápido!! Está tudo explicado no artigo que escrevi sobre Barcelona!!

Las Ramblas / La Boqueria / El Gat del Botero:

La Boqueria ou Sant Josep

Las Ramblas: artistas de rua que pintam as suas telas, músicos e estátuas vivas; vendedores de rua com imensas flores e souvenirs; bares e restaurantes definem esta rua pedestre com cerca de 1,3 km que vai desde a Praça da Catalunha ao antigo porto da cidade!! Barcelona é considerada a capital dos carteiristas e este é sem dúvida o ponto mais propício a que algo do género aconteça, por isso muita atenção à carteira!!

La Boqueria ou Sant Josep: no coração da cidade desde 1836 é considerado por muitos, o melhor mercado do mundo!! Fica ali mesmo nas Ramblas e prepare a máquina fotográfica porque as bancas são super coloridas e prepare também as papilas gustativas pois é impossível ficar indiferente a tanta variedade de produtos com um aspecto delicioso!!! Desde as tapas, as frutas, os sumos naturais e muito mais… eu fui lá todos os dias!!

El Gat de Botero

El Gat de Botero:para quem gosta de arte e de Botero… bem perto das Ramblas, já no El Raval, fica esta enorme escultura em bronze, um gato gigante e gordo, com uma expressão muito simpática e uma cauda comprida!! O bairro do El Raval não tem boa fama, no entanto, não vi nada de alarmante ou preocupante… apenas pessoas normais no seu quotidiano…

La Pedrera – Casa Milà / Casa Batlló / Casa Amattler:

La Pedrera – Casa Milà / Casa Batlló / Casa Amattler

Localizadas numa das avenidas mais bonitas e ricas em comércio de Barcelona, a caminhada vale sempre a pena pelo Passeig de Gràcia e apesar destas três construções arquitectónicas terem uma entrada com o preço um bocado alto… podemos sempre apreciá-las pelo lado de fora e contemplar estas três maravilhas que estão bem perto umas das outras, aliás a Casa Batlló e a Casa Amattler ficam lado a lado e a Pedrera a 500 metros destas duas!

La Pedrera ou Casa Milà, é um edifício modernista criado por Gaudí entre 1906 e 1912, sendo a parte no terraço com as suas torres de ventilação e chaminés que são fantásticas esculturas de guerreiros.

Casa Batlló, mais uma obra prima de Gaudí, Património Mundial da Unesco, tornou-se um mito de arquitectura e design modernista construída entre 1904 e 1906.

Casa Amattler, comprada por Antoni Amatller em 1898, o industrial de chocolate solicita o arquitecto modernista Josep Puig i Cadafalch para a reforma do edifício.

El Gótic:

Pont del Bisbe

Situado na zona mais antiga de Barcelona, no distrito de Ciutad Vella, o Bairro Gótico é recheado de ruas estreitas e medievais, um autêntico labirinto para se perder e admirar este bairro tão charmoso!

Aqui vai encontrar:

  • Catedral de Barcelona, imperdível!
  • Pont del Bisbe, um dos pontos mais instagramáveis de Barcelona!!
  • Plaza Real, uma praça rectangular com bares e restaurantes e a Fonte das Três Graças
  • Palau de la Música, um edifício soberbo! Apesar de existirem visitas pagas, o meu conselho é consultarem a programação e pelo mesmo preço ou mais barato assistir a um espetáculo!! Foi esta a minha opção!! E se não quiser pagar entrada, ou ver um espetáculo, pode sempre ir até ao café e ter um pequeno deslumbre desta construção e a entrada é gratuita!! 😉
  • Basílica de Santa Maria del Mar, o templo construído entre 1329 e 1383, é considerado o exemplo mais completo da arquitectura gótica catalã. Existem visitas culturais, guiadas e pagas durante a tarde, e o horário de culto e oração vai das 9h00 às 13h00 e das 17h00 às 20h00, durante este período a entrada é livre… mas temos de ter em conta que sendo o horário de culto e oração, devemos respeitar o local com silêncio e fazer a visita muito tranquilamente!!

Els Quatre Gats – 4 Gats & Bosc de les Fades:

Aqui, temos dois sítios completamente diferentes onde podemos parar para tomar um café ou um belo cappuccino!! Um repleto de história e centenário, o outro considerado um lugar encantado!!

4 GATS

4 Gats, com mais de um século, este café/restaurante, foi palco de encontro de artistas mundialmente conhecidos!! Em 1899 aos 17 anos, Picasso começou a frequentar o local e aqui fez a sua primeira exposição! Nomes conhecidos como: Isaac Albéniz, Enric Granados, Lluís Millet, Gaudí e Ricard Opisso também frequentaram o 4 Gats! Um lugar cheio de história, arte e que merece uma visita!!

Bosc de les Fades

Bosc de les Fades, fica mesmo ao lado do Museu de Cera, bem “escondidinho”, mas é uma experiência completamente diferente!! A decoração do bar é um autêntico bosque encantado, decorado com árvores, fadas, um pequeno lago com uma ponte e a uma certa altura um pequeno espetáculo de sons e luzes!! O local é escuro tornando a decoração super interessante e sinistra!! Apenas uma dica valiosa, depois das 17h00 os preços aumentam!!

Museu Picasso:

Museu Picasso

Esta dica vai para os amantes da arte e principalmente de Picasso!!

A coleção do museu é muito completa no que diz respeito ao trabalho dos anos de formação na vida do artista, e são tantas as obras que eu fiquei encantada e voltaria a visitar o museu sem quaisquer dúvidas!!

A entrada é paga, mas a cada 1º Domingo do mês a entrada é grátis das 9h00 às 19h00 e todas as 5ª Feiras das 18h00 às 21h30!! Por isso vale bem a visita!! 😉

Deixo aqui o meu roteiro e muitas dicas para poupar em Barcelona!

E estas são as dicas que aqui deixo, bem valiosas, imperdíveis e gratuitas!! Barcelona é enorme e com imenso para ver!! Uma cidade muito rica em cultura, cheia de sol e para completar… o mar e a serra!!

Siga o meu Instagram e Facebook!

Até já!! 😉

2 pensamentos sobre “Barcelona: 12 visitas grátis

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.