SANTA MARIA DA FEIRA: um jardim romântico e um bosque encantado que envolvem o Castelo e o Passadiço de Fiães com muita sombra e ar puro!

Muitas são as pessoas que pisam em Terra de Santa Maria nas épocas festivas e bem populares como a Viagem Medieval e Perlim e desconhecem, tal como eu desconhecia, a beleza desta cidade que fica no distrito de Aveiro, a poucos km do Porto, despida de enfeites e milhares de visitantes! A visita começou na Quinta do Castelo; depois subimos ao Castelo da Feira; descemos pelos seus jardins que mais parecem um bosque encantado e finalizamos no Passadiço de Fiães no Rio Uíma!

Quinta do Castelo:

Quinta do Castelo – Santa Maria da Feira

A Quinta do Castelo existe desde os anos do Condado da Feira nas terras dos frades Loios! E terminado o Condado em 1700 pertenceu à Casa do Infantado e desde o final do século XIX é propriedade da família Brandão. A família Brandão nas primeiras décadas do século XX terá encomendado um projecto à Companhia Hortícola Agrícola Portuense que transformou este espaço num autêntico jardim romântico com uma gruta artificial, um lago e uma ponte, bancos, mesas e muita vegetação por onde caminhamos e contemplamos este cenário fantástico!

Quinta do Castelo

Já na posse do Município de Santa Maria da Feira que promoveu e requalificou o espaço, abriram ao público em Julho de 2019! A entrada é livre e completamente grátis!

Dica:

Estacionamos bem ao lado da Igreja Matriz e Museu Convento dos Loios, num parque gratuito e com muita sombra e instalações sanitárias públicas e limpas! Todo o percurso faz-se bem a pé! Se subir ao Castelo de carro vai perder toda a beleza e encanto destes locais…

Castelo da Feira:

Passagem da Quinta do Castelo para o Castelo da Feira

Pela Quinta do Castelo tivemos acesso, por um portão aberto, às traseiras do Castelo e mais uma vez a paisagem tranquila e mística nesta passagem deslumbrou!

Castelo de Santa Maria da Feira

O Castelo também conhecido como Castelo de Santa Maria da Feira e Castelo de Santa Maria é mais um exemplo de arquitectura militar medieval em Portugal onde o uso dos seus recursos defensivos foram datados entre o século XI e XVI.

Castelo da Feira

Os espaços a visitar são: a Porta da Vila e Barbacã; a Praça de Armas; a Torre de Menagem; a Tenalha; a Torre da Casamata e a belíssima Capela de Nossa Senhora da Encarnação, hexagonal, mandada edificar em 1656.

Vale a pena visitar o Castelo, a entrada é simbólica e por apenas €3 ficamos a conhecer mais um pedacinho da nossa longa história!

Jardins do Castelo:

Jardins do Castelo

A subida começou pela Quinta e depois de visitar o Castelo descemos pelos seus jardins que ficam na frente da fortaleza! Podíamos ter voltado pelos jardins da Quinta mas realmente foi uma boa decisão descer por este bosque maravilhoso! Logo à saída do Castelo tem alguns pequenos lances de escadas em pedra que nos levam pelo meio desta mata e o importante não é saber se estamos no caminho certo, porque o caminho certo é ir descendo!!

Várias “surpresas” ao lado do estacionamento!

E aí vamos ao encontro de mais um espaço verde com mais surpresas e já perto do local onde deixamos o carro, incluindo o Rio Caster!

Passadiço de Fiães / Parque das Ribeiras / Rio Uíma:

Passadiço de Fiães – Rio Uíma

A ida à Terra de Santa Maria deveu-se ao facto de ter encontrado nas minhas pesquisas este pequeno passadiço! O passadiço tem várias entradas e decidimos ir pelo Parque da Ribeiras e sem dúvida que foi o mais acertado! Poucos carros lá estavam, enquanto que nas outras entradas o movimento era maior… O percurso é linear e fácil de se fazer, são cerca de 2 km sempre em passadiço e plano! A única subida que poderá fazer é à casinha do vigia… Infelizmente nota-se um pouco o abandono neste pequeno recanto, mas o passeio que se faz é maravilhoso!

Passadiço de Fiães – Rio Uíma

Deixo aqui uma breve descrição do lugar: existe muita sombra, o passadiço é robusto e seguro; a vegetação cresce em redor à sua vontade, nota-se que não há manutenção; as placas descritivas na maioria estão em branco; indicações também não existem, mas também não precisa porque é realmente pequeno e não há como enganar…; o Rio Uíma passa meio despercebido… existem alguns bancos ao longo do caminho; tem parque de estacionamento; existem também caixotes para o lixo e não existem instalações sanitárias.

Passadiço de Fiães – Rio Uíma

Se voltaria a este passadiço?! Claro que sim, adorei este espaço, um pedacinho verde da natureza que merecia mais atenção e investimento pelas entidades responsáveis!

Santa Maria da Feira tem muito mais para conhecer mas quando o passeio é prioritariamente ao ar livre, temos que desfrutar com calma e respirar bem todo o ar puro que a Natureza nos oferece!! E se for a correr para ver tudo no mesmo dia, perde a graça e o encanto!

Para mais fotos, vídeos e dicas siga o me Facebook e Instagram!

Até já! 😉

2 pensamentos sobre “SANTA MARIA DA FEIRA: um jardim romântico e um bosque encantado que envolvem o Castelo e o Passadiço de Fiães com muita sombra e ar puro!

  1. Requalificou o estado na quinta do castelo!! Devem brincar mesmo, destruiram história, destruiram o principal.
    Deveriam obter informação antes de destruirem as coisas para o próprio comércio próprio.

    Gostar

    1. Provavelmente deveria direcionar as suas palavras e o seu alargado conhecimento directamente à Câmara Municipal ou algo do género, já que na entrada da Quinta tem uma placa informativa a dizer aquilo que eu escrevi! E se a informação é falsa, tal como eu, milhares de pessoas irão ler. O meu blog não é um site de notícias, nem eu sou jornalista por isso não desperdice o seu conhecimento aqui mas sim onde deveria. Política não é para o meu blog, aqui é somente para dar a conhecer a quem lê, lugares para passear, relaxar e passarem bons momentos!

      Gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.