Uma aldeia de xisto, um trilho, um passadiço, um miradouro e o melhor de tudo, uma zona balnear de águas límpidas e frescas, que encaixa na perfeição das suas fragas!
A cerca de 180 km de casa, fui conhecer algumas das aldeia de xisto no centro do país, mais concretamente na Lousã! E o primeiro dia foi dedicado a São Simão!!
Passadiço das Fragas de São Simão:

O carro ficou bem estacionado e à sombra perto da capela! E ao iniciar a caminhada para a aldeia, avistamos logo o recente e já famoso Passadiço das Fragas de São Simão! O dia foi de muito calor e o passadiço é completamente exposto ao sol, por isso ficamos felizes por fazer o trajecto pela aldeia! Tem cerca de dois quilómetros e a meio existe um miradouro panorâmico sobre as Fragas de São Simão!
Aldeia de Casal de São Simão:

Integrada na Rede das 27 Aldeias do Xisto, Casal de São Simão fica localizada na freguesia de Aguda, concelho de Figueiró dos Vinhos.
No topo da colina e rodeada de serras, rumo à aldeia, a primeira construção que vimos foi uma capela, isolada sem nada em volta a não ser um pequeno caminho mais à frente! A ermida de cor branca, data do século XV, é dedicada a São Simão e é o templo mais antigo de Figueiró dos Vinhos!
Apreciando a pequena aldeia quase toda recuperada e bem cuidada, fomos descendo a sua única rua com os seus recantos e encantos e num instante estávamos no inicio do trilho que nos levou até à zona fluvial!

A descida faz-se bem, pela natureza, com sombras e alguns “degraus” feitos de tábuas a ajudar o percurso. Acho que sendo esta zona bastante frequentada, o trilho podia ser melhorado!!
Fragas de São Simão:

Esta zona é sem dúvida alguma, a cereja no topo do bolo desta visita!
A sua paisagem verde em abundância de sobreiros e loureiros que proporcionam muitas zonas de sombra, a praia fluvial entre as grandiosas fragas com as suas águas cristalinas e frescas da Ribeira de Alge, valem bem a descida até lá e claro relaxar por umas boas horas neste pequeno paraíso!

A praia fluvial é vigiada em época balnear! Existe também um café e casas de banho!
Dicas:

- Para a descida à zona fluvial, levar calçado de caminhada apropriado;
- Levar biquíni e toalha de praia;
- Muito importante: Levar calçado de água para ir a banhos, pois o piso é todo em pedrinhas e não em areia ou terra;
- Levar água e lanche, de preferência numa mochila para ter as mãos livres no trilho que desce até à praia;
- Disfrutar da Natureza e se for do Norte nem sequer repara que a água é fria!! 😉
- Não se deixe ficar só pela zona vigiada, no lado oposto as águas continuam a correr e quanto mais se afasta da praia mais sossegado fica!!
Muito importante!!
E para que possamos desfrutar daquilo que o país nos oferece, não é por estarmos ao ar livre que vamos desrespeitar estes espaços que tanta tranquilidade nos dão e que tanto apreciamos, por isso como em tudo na vida, existem regras a cumprir, que nada mais nada menos demonstram apenas a nossa educação e o nosso respeito pela Natureza e pelo próximo, por isso deixo aqui algumas dicas que para além de simples, são de “ouro”!!:
- Na Natureza nada se tira além de fotos!! Por isso, não colha flores porque sim ou qualquer coisa do género, se passar por algum animal, seja insecto ou rastejante, deixe-o seguir o seu percurso, porque afinal ele é que está no seu habitat!! 😉
- Na Natureza nada se deixa além de pegadas!! Por isso, leve um saco para trazer o lixo que faz, porque já basta o que os inconscientes e sem respeito deixam para trás… e infelizmente, já não é pouco… 😦
- Na Natureza nada se leva além de lembranças!! Por isso, não traga nada, apenas muitas fotografias e crie boas memórias para mais tarde recordar!! 😉
Um pensamento sobre “Fragas de São Simão”