Organizar uma viagem em 5 passos

Desde que comecei a organizar as minhas viagens, de forma independente, ou seja, sem agências dedicadas ao turismo… apercebi-me que podia poupar centenas de euros e organizar as coisas ao meu ritmo e ao meu gosto!! 😉

Dá trabalho, mas acima de tudo, um imenso prazer e satisfação de cada vez que organizo uma “escapadinha”!! A primeira vez, organizei um “mochilão” pela Europa sozinha, após este feito realizado com sucesso, já organizei viagens e passeios para mim com a família, e com as amigas!! 🙂 Para já tem sido muito positivo e o feedback de quem viaja comigo é muito recompensador e confiam totalmente nos meus dotes de “guia turística” ao ponto de quererem repetir!! 😀 Seja pela Europa, ou pelo nosso Portugal!!

Vou então, passo a passo, escrever como organizo as minhas viagens ou passeios!! É evidente que a cada viagem que faço, vou aprendendo mais um bocado e descobrindo maneiras mais fáceis, truques e dicas que ajudam muito no processo!!

1º – Escolher o destino:

Tenho viajado pela Europa, pois é sem dúvida mais barato, com poucas horas de avião, e toda a logística é mais simples… E a Europa é tão grande e tem tantos sítios fantásticos para conhecer que dão para todos os gostos e para todas as carteiras!!

Por isso, primeiro escolhemos o destino que queremos conhecer!! E aconselho a ficar 4 noites, no mínimo, para conhecer a cidade!! Existem cidades, como Paris, em que 4 noites não são o suficiente para conhecer a Cidade da Luzes, mas bem planeado consegue-se conhecer bastante e a solução será regressar mais vezes para conhecer mais e melhor!!

2º – Escolher as datas para viajar:

As datas que escolhemos para viajar são muito importantes em cada destino que fazemos, pois as épocas altas e baixas vão ser muito diferentes em preços e sem dúvidas em multidõesEu prefiro, sem dúvida os meses pouco viajados, como Janeiro, Primavera e também Outubro e Novembro! Tudo bem que durante o Inverno os dias são mais pequenos e a meteorologia pode não ajudar muito… mas tudo é uma questão de sorte!! E compensa bem o dinheiro que poupamos e a diferença de turistas nestas alturas é menor e por isso é bem mais tranquilo passear e visitar os monumentos e em dias da semana, melhor ainda!!

3º – Comprar as viagens:

Depois do destino e das datas definidas, começa a busca pelas viagens!! E aí temos sempre uma oferta muito grande e para nos orientar a escolher os voos, existem motores de busca que nos ajudam imenso!! Eu não tenho a aplicação instalada, mas geralmente procuro sempre através do Google, na Momondo e na Skyscanner, e é muito fácil, é só meter o destino e as datas e as opções começam a aparecer!! Desde as opções mais recomendadas, às mais baratas e às mais rápidas!!

Aí sim, está na hora de ter a App da companhia aérea que pretendemos viajar no telemóvel. Instalamos a aplicação e criamos uma conta. O processo de escolher e comprar as viagens e até mesmo de fazer o check-in é muito simples, só é mesmo necessário um cartão de crédito!!

Eu tento sempre comprar voos directos (sem escalas) e por vezes vou por uma companhia aérea e regresso noutra. Quando fui para São Miguel, nos Açores, a ida foi pela TAP e o regresso pela Ryanair!! E não há problema nenhum, ao pesquisar em vez de pormos a opção ida e volta, pomos só ida. Exemplo: Ida: Porto – Ponta Delgada e novamente Ida: Ponta Delgada – Porto! Temos que explorar várias opções para poupar alguns euros!!

3º – Reservar alojamento:

Depois das viagens estarem compradas, é hora de procurar o alojamento!! Eu pessoalmente sou cliente assídua do Booking, que de uma forma muito simples nos permite procurar um hotel, hostel, seja lá o que for, em qualquer parte do mundo!! Não implica a compra pelo Booking, mas a oferta deles é enorme, e por vezes aparecem promoções muito boas!! E como o destino já está escolhido e sabemos mais ou menos o que queremos visitar na cidade, o ideal será escolher o alojamento o mais central possível das atracções para fazermos a maioria dos trajectos a pé!! No Booking podemos filtrar várias coisas para que a pesquisa seja mais limitada, desde o local, o preço, a pontuação avaliada por pessoas reais, o tipo de quarto… enfim, uma extensa lista que vai definir o que realmente queremos!! E mais uma vez é muito fácil!! Instalamos a aplicação do Booking no telemóvel, criamos uma conta e a reserva é um processo bastante simples, rápido e eficiente!

Por isso depois de encontrar o alojamento, vou directamente à página do hotel e comparo preços, e se compensar reservo directamente com o hotel, se não compensar, reservo com o Booking !! 🙂

4º – Criar um roteiro:

Aqui começa realmente a aventura ao “construir” o nosso roteiro!!

Pesquisamos a cidade e os pontos turísticos ou não, que queremos conhecer e visitar!! E numa lista de tópicos começamos a viajar!! Por exemplo em Paris: Torre Eiffel; Arco do Triunfo; Catedral de Notre Dame; Moulin Rouge e por aí em diante…

Depois de reunidos os pontos a visitar, eu crio um mapa com todos eles, sendo o número um, o hotel onde vou ficar e depois todos os locais onde quero ir e assim com o mapa criado é mais fácil perceber a localização de cada um e como dividir as visitas pelos dias em que lá estou!!

Para me facilitar a vida, recorro ao Google.Maps, que tem uma opção que se chama MyMaps, onde escolho a cidade que vou e começo a gravar a lista dos sítios que quero visitar, facilitando a criação do meu roteiro!! Estudo a melhor maneira e começo a organizar as minhas visitas com o tempo disponível que tenho!! Por exemplo: Quando fui a Paris, marquei o Museu do Louvre para as 9h00 e sabia perfeitamente que ía lá passar a manhã inteira… e o que eu planeei no meu roteiro foi, sair de manhã bem cedo do hotel e caminhar até ao Louvre (cerca de 1,6km) e chegar lá por volta das 7h30, apreciar e fotografar o local quase deserto naquela hora e por volta das 8h40 fui para a fila porque tinha entrada marcada para as 9h00. Estive lá dentro cerca de 4 horas e foi sempre a correr, felizmente tinha delineado bem as obras e os pisos que ía visitar e consegui ver tudo o que queria!! Acreditem, a gente perde-se lá dentro e um dia inteiro é bem preciso para dedicar ao Louvre e mesmo assim… Depois do Louvre, nada como passear nos Jardins das Tulherias e caminhar mais um pouco até à Notre Dame, passando pelas suas pontes famosas, visitar a Shakespeare & Company que fica ali à beira…

Ou seja, o mapa serve para nos orientarmos da melhor maneira e lidar com o tempo que temos de forma proveitosa!! Se no mapa temos várias opções relativamente perto umas das outras, é aí que vamos passar a manhã, a tarde, ou a noite… Temos que tentar conjugar da melhor forma o nosso tempo com a disposição geográfica dos pontos a visitar!!

5º – Comprar os bilhetes das entradas online:

Roteiro “construído”, é hora de começar a comprar as entradas dos locais a visitar!!

As filas são sempre gigantes e se comprarmos os bilhetes de entrada dos locais que queremos visitar, é tempo que poupamos e a entrada é garantida, pois existem atracções que vendem um número limitado de bilhetes por dia!! E em vez de enfrentarmos uma fila para entrar e uma segunda fila para passar na segurança, apenas vamos encontrar a 2ª fila que geralmente é bem rápida!! E é claro que em alguns locais temos de marcar o dia e a hora e se não chegarmos a tempo, perdemos a visita e o dinheiro, mas em muitos sítios o bilhete não têm dia ou hora marcados e são válidos por vários meses e alguns até um ano após o dia da compra!! 😉 Eu procuro sempre o website oficial do monumento e compro directamente com eles!

E é claro que durante os vários dias de pesquisa, vai haver sempre uma mudança ou outra no roteiro, porque descobrimos mais um local interessante ou porque queríamos visitar o monumento X, no dia Y e como não há bilhetes para esse dia, vamos ter que ir noutro… enfim, vamos adaptando o roteiro da melhor maneira!!

Estes 5 passos são sem dúvida, os essenciais para uma viagem pela Europa, é claro que pelo meio tem de haver outros tipos de pesquisa, para pequenos pormenores do tipo, como ir do aeroporto até ao centro da cidade e vice-versa, restaurantes e supermercados, transportes públicos entre outros!!

E para que a viagem não pese muito no orçamento, outra dica que eu sigo religiosamente é, tentar organizar a viagem com alguns meses de antecedência e no 1º mês compro as viagens, no 2º mês compro a estadia e no 3º compro os bilhetes das entradas!! 😉 Assim quando for de viagem, basicamente só vou precisar de dinheiro para me alimentar e para alguns extras!!

E não comprem as viagens ou o alojamento por impulso, pesquisem muito pois grandes oportunidades surgem!! Dou um exemplo, quando fui a Barcelona em Janeiro, paguei €35,98 (ida e volta) pelas viagens de avião!! E por €125 aluguei um quarto, num bairro bem central com excelentes condições e pequeno almoço incluído por 4 noites!! Por isso pesquisar muito e bem é o segredo para poupar, e não adianta reservar um hotel que fica a vários quilómetros do centro porque é mais barato, pois aí vamos gastar muito tempo e dinheiro em transportes públicos e a poupança pode não compensar!!

Existem vários blogues de viagens, páginas e grupos nas redes sociais em que as pessoas partilham as suas aventuras reais e que expõem as suas dúvidas e são esclarecidas por alguém que já teve o mesmo problema, ou tinha a mesma questão e que por experiência própria dão conselhos e dicas… e lá está, partilham a sua história, tal como eu faço, apenas escrevo o meu blogue para partilhar as minhas experiências!! Porque adoro viajar, e percebi que muitas pessoas também querem fazer o mesmo e não sabem como e em vez de tentar explicar tudo de uma vez… que é impossível… dou umas dicas “primárias” e digo-lhes para pesquisarem e lerem o meu blogue e o feedback tem sido muito positivo, tanto de amigos, como de conhecidos e também desconhecidos!! 🙂

Siga-me no Facebook e Instagram para mais fotos e vídeos!

Até já!! 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.